09/06/2015 13h31 - Atualizado em 07/03/2017 15h07

Pesquisas sobre o Conilon Robusta Tropical em debate na Fazenda Experimental de Marilândia

Com o objetivo de conhecer e debater os trabalhos de pesquisa sobre o Café Conilon, na semana passada, 34 pessoas visitaram a Estação Experimental do Incaper, que fica em Marilândia. Agricultores familiares, lideranças sindicais políticas e religiosas, os secretários municipais de Agricultura de São Gabriel da Palha e Vila Valério, estudantes do ensino médio profissionalizante (Técnico em Agropecuária) e monitores da Escola Família Agrícola do Córrego Bley, do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES).

A parte teórica do encontro foi ministrada pelo pesquisador do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho, com um debate sobre a realidade do café Conilon, em relação aos resultados do programa de melhoramento genético, a respeito da produção de mudas, sobre a poda programada, vergamento, redução da base genética do Conilon e as suas consequências, o plantio de clones deste tipo de café, a forma correta de coletar o solo para análises químicas, entre outros.

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, apresentou os temas na prática; os campos de produção de clone, como é feito o manejo de poda programada e um pouco sobre a produção de sementes em campo, por exemplo.

São Gabriel da Palha, assim como Vila Valério, tem como um dos alicerces da sua economia o cultivo do café Conilon e, há cinco anos, um grupo de trabalho sobre o Robusta Tropical de São Gabriel da Palha coordena excursões que saem do município para as visitas em Marilândia. Este ano já aconteceram duas visitas técnicas.

Segundo o engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, Carlos Lobo Teixeira, o foco do encontro foi todo especial na variedade de Conilon Robusta Tropical.

Segundo ele, o legado dessas excursões tem sido, principalmente, a melhoria da qualidade do café produzido na região. “Isso é resultado dos aprendizados voltados para a poda programada, a nutrição do cafeeiro e o foco nesta variedade do café que é tolerante a seca, já que o nosso município é carente de água”, disse.

No total, são cinco pessoas que coordenam o grupo; dentre eles, representantes da Prefeitura de São Gabriel da Palha, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha e Vila Valério, do Incaper de São Gabriel da Palha, da Escola Família Agrícola do Córrego Bley e Associação dos Pastores Evangélicos de São Gabriel da Palha, que são agricultores rurais também.

Segundo o agricultor familiar e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha, Daurí Tamanhão, a fazenda de Marilândia é vista como a “menina dos olhos” por eles, uma vez que, é nela que existe a produção da espécie Conilon Robusta Tropical, conhecida por ter inúmeras vantagens.

De acordo com ele, para essa variedade de café não é preciso o uso de tanta água ou adubo, usa-se menos inseticida e, além disso, tem mais resistência no solo por ter uma raiz mais profunda e mais longevidade. “Este tipo de semente deve ser incentivado, especialmente diante de qualquer escassez de água, sem que perdemos a nossa produção”, comentou.

“Metade deste público são alunos do quarto ano do MEPES, do ensino médio e outros que estão colando grau, e vão poder voltar para as suas propriedades e seus trabalhos com o diferencial de poder educar o seu público”, acrescentou Carlos Lobo.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br