23/10/2013 10h06 - Atualizado em 07/03/2017 15h32

Pesquisa científica na xícara de café durante Semana de Ciência e Tecnologia

Um aroma inconfundível vai invadir a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá montar uma cafeteria e oferecer aos visitantes a história e os avanços da cafeicultura no Espírito Santo.
Além de um cafezinho, as xícaras servidas no evento estarão cheias de pesquisa, ciência, tecnologia, conhecimento e dedicação. Todas as etapas da cafeicultura capixaba, como o início do desenvolvimento da planta, as mudas, os frutos, os grãos torrados nos processos de beneficiamento, a industrialização, o preparo e, é claro, a saborosa bebida, estarão representadas.
As novas variedades clonais de café conilon, lançadas recentemente pelo Incaper, estão entre as novidades. “Vamos apresentar uma síntese daquilo que fez a revolução do café no Espírito Santo, daquilo que foi o principal agente de evolução da cafeicultura capixaba”, disse Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura.
O Incaper apresenta ainda as tecnologias que permitiram o desenvolvimento da cafeicultura no Espírito Santo: mudas clonais, preparo de solo, técnicas de plantio, adubação, poda, manejo de pragas e doenças, colheita, secagem, industrialização e preparo. “O Incaper participa de todas estas fases. Tudo o que está sendo apresentado no evento, reflete o maior negócio agrícola do Estado do Espírito Santo, não apenas no aspecto econômico, mas também no social e ambiental”, complementou Romário.
Na mesa de prova, arábicas e conilon genuinamente capixabas. Provadores renomados e baristas atestam a qualidade da bebida produzida no Estado. Além disso, todas as marcas de café produzidas no Espírito Santo, industriais ou artesanais, serão expostas. Publicações do Incaper relacionadas à cafeicultura estarão disponíveis para consulta. Além do Incaper, o espaço conta com o conhecimento de parceiros como o Consórcio Pesquisa Café e a Embrapa Café.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard