21/11/2014 12h58 - Atualizado em 07/03/2017 15h05

Pesquisa científica capixaba é destaque em revistas internacionais

O Espírito Santo é destaque na produção científica internacional. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com outras instituições de pesquisa do Estado, tem participado de projetos importantes para o avanço do conhecimento científico. O pesquisador do Instituto e doutor em Fitopatologia, José Aires Ventura, participou, em colaboração com outros cientistas, da publicação recente de artigos nas revistas Plos One, dos Estados Unidos, e Planta Medica, da Alemanha.

Na revista Plos One, de alto fator de impacto na comunidade científica internacional, o pesquisador José Aires Ventura é coautor do artigo “Carica papaya microRNAs are responsive to Papaya meleira virus infection”. O artigo trata do estudo de microRNAs do mamoeiro com o objetivo de identificar os mecanismos de resistência da planta ao vírus da meleira, que é uma das doenças mais importantes da cultura no Brasil.

“Esse artigo é resultado de um projeto de pesquisa em parceria entre o Incaper e o Núcleo de Biotecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os resultados mostraram a expressão diferencial de alguns miRNAs e a identificação de seus genes-alvo que será útil para a compreensão da regulação e interação do vírus e o mamoeiro”, relatou o pesquisador.

Ele disse que se trata de um grande avanço, pioneiro na biologia molecular e genômica, para o conhecimento aprofundado dos mecanismos de resistência do mamoeiro a essa doença, já que existem poucos conhecimentos sobre a interação do vírus com a planta e abre novas possibilidades de desenvolver novas cultivares de mamoeiro resistentes à doença.

Já na revista Planta Medica, José Aires Ventura publicou em parceria com pesquisadores do Ifes, Ufes e UVV, o artigo “Antihypertensive effect of Carica papaya via a reduction in ACE activity and improved baroreflex”, que identifica propriedades medicinais antihipertensivas do mamão Rubi – ‘Incaper 511’, cultivar desenvolvida pelo Incaper no município de Sooretama.

“Os resultados da pesquisa mostraram que o mamão ‘Rubi’ tem propriedades que podem evitar a hipertensão arterial. A partir desses estudos, é possível desenvolver no futuro novos medicamentos fitoterápicos que podem ser usados no tratamento da hipertensão. Esse é um dos resultados positivos da parceria e cooperação interinstitucional do Incaper em projetos de pesquisa com outras instituições”, relatou José Aires.

Nesses projetos estão envolvidos também estudantes dos programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados.

ES no cenário científico internacional

De acordo com o pesquisador José Aires Ventura, a publicação de artigos em revistas com alto fator de impacto são de extrema importância para a ciência capixaba. “A ciência é internacional. A publicação em revistas científicas de ponta valorizam a ciência brasileira e divulga as pesquisas capixabas para a comunidade científica mundial”, explicou o pesquisador.

Acesso aos artigos

Os artigos encontram-se disponível em:

Assessoria de Comunicação – Incaper Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br Texto: Luciana Silvestre
Telefone: (27)3636-9868/ (27)3636-9865 Facebook: Incaper