12/02/2014 12h54 - Atualizado em 07/03/2017 15h37

Pequenos produtores de Vila Valério são beneficiados por entrega de equipamentos agrícolas

No Ano Internacional da Agricultura Familiar, assim definido pela Organização das Nações Unidas para 2014, o Governo do Espírito Santo confirmou novos investimentos para reforço à atuação dos pequenos agricultores de Vila Valério, na manhã desta quarta-feira (12). Em cerimônia conduzida pelo governador em exercício Givaldo Vieira, foram entregues uma série de máquinas e equipamentos a associações agrícolas do município, com investimento de R$ 312 mil, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag).

Essas ações são fruto do projeto de Infraestrutura Produtiva, dentro do programa Vida no Campo, e contempla as entregas de um veículo de passeio para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Valério, um veículo utilitário e um caminhão com carroceria para a Associação dos Pequenos Agricultores do Estado do Espírito Santo (Apages), dois tratores agrícolas – um para a comunidade de Jurama e outro para a de Pavãozinho, além de um microtrator, um pulverizador, uma adubadeira, uma carreta agrícola, uma carreta agrícola basculante e uma enxada rotativa ao município.

Na oportunidade, também foi realizada a entrega de 15 barracas para a estruturação da Feira Agroecológica de Vila Valério.

O governador em exercício Givaldo Vieira afirmou que o Governo do Estado atua para impulsionar a agricultura de Vila Valério, que já é forte, sobretudo na produção do café, mas também para incentivar a diversificação dos produtos. “A nossa orientação e ações para apoiar o rural capixaba é clara. Além da assistência técnica oferecida de forma efetiva pelo Incaper e Idaf, trazemos equipamentos, escolhidos por meio do Vida no Campo, programa democrático, que nos ajuda a dar passos concretos em busca da melhoria na distribuição de renda e qualidade de vida nas cidades do interior”, assinalou.

Estiveram presentes na solenidade, o secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli; o prefeito Luizmar Mielke, o Maca; os deputados estaduais Eustáquio Freitas, Luiz Durão e Genivaldo Liévore; vereadores e representantes de sindicatos e associações rurais da localidade.

Apoio à agroecologia e Comunicação no Campo

O secretário Enio Bergoli destacou a participação dos pequenos agricultores no debate para a estruturação do programa Vida no Campo, que permite o repasse de implementos agrícolas para o homem do campo utilizar de forma coletiva. “Hoje concretizamos mais uma entrega significativa do Vida no Campo, após a verba ser discutida no Conselho Municipal e referendada pelo Estadual. Além dos equipamentos, estamos aqui para fortalecer a produção agroecológica de maneira diferenciada, respeitando o meio ambiente, com a entrega das barracas de feira”, frisou.

Bergoli revelou ainda que, por meio de articulação com a operadora de telefonia móvel e Internet 3G que venceu a licitação para o programa Comunicação no Campo, a instalação do benefício será antecipada em São Jorge da Barra Seca. “O governador Renato Casagrande, o governador em exercício Givaldo Vieira e eu voltaremos aqui em breve para assinar a Ordem de Serviço que vai garantir telefonia móvel 3G para a comunidade. Antes prevista para ser instalada até novembro, conseguimos que seja inaugurada ainda no primeiro semestre de 2014”, anunciou o secretário.

Para o representante da Apages, Mário Lúcio Cordeiro, o caminhão recebido irá, de fato, ajudar a entrega de alimentos produzidos aos municípios mais distantes. “A estrutura que tínhamos em Vila Valério era de uma moto para realizar a distribuição do que produzíamos. Agora, com o caminhão, aproximadamente 800 famílias de produtores serão beneficiadas e poderemos melhorar o nosso desempenho. Em parceria com o Governo Federal, pretendemos entregar mais de dois milhões de alimentos até o final desse ano, que é destinado à agricultura familiar, segundo decisão da Organização das Nações Unidas”, declarou.

Projeto de Infraestrutura Produtiva

Desde 2012, cada município capixaba tem à disposição entre R$ 250 mil e R$ 400 mil para promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar, valor definido a partir de oito indicadores do município que levam em conta o número de estabelecimentos rurais familiares, a população rural, os índices de pobreza rural, as quantidades de comunidades quilombolas, de famílias assentadas, de pescadores e de famílias beneficiadas além da receita municipal.

A operação ocorre a partir da demanda estruturada pelos próprios agricultores familiares, que definem qual o investimento necessário à realidade local para benefício coletivo. A proposta é encaminhada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) à Seag, que implementa o projeto por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

Programa ‘Vida no Campo’

Engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

facebook.com/SeagES

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria