22/10/2013 13h15 - Atualizado em 07/03/2017 15h32

Pelas trilhas da Mata Atlântica: Projeto Biomas apresenta ações de reflorestamento na propriedade rural



Uma viagem pelas trilhas da Mata Atlântica, um dos biomas mais conhecidos do Brasil e que possui uma das maiores biodiversidades do mundo. Essa é a proposta do estande do Projeto Biomas, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), durante a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

No estande do Projeto Biomas, os visitantes conhecerão mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, como a aroeira, e produtos da floresta, como a juçara, a qual poderá ser degustada. Para as crianças, haverá telas interativas com jogos didáticos sobre a Mata Atlântica. Para os adultos, serão disponibilizadas mudas que estão sendo cultivadas na área experimental do projeto. No espaço, também haverá um pequeno laboratório, com caixas de insetos com espécies da Mata Atlântica e extração de nutrientes de amostras de solo retiradas do local onde é desenvolvido o projeto.

“O Projeto Biomas tem o objetivo de avaliar e viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos seis biomas brasileiros. O Espírito Santo, por meio do Incaper, coordena as ações do bioma Mata Atlântica, contribuindo com pesquisas cientí¬ficas, respostas e modelos possíveis de serem replicados, que promovam a inserção da árvore na propriedade rural”, explicou a coordenadora do bioma Mata Atlântica, Fabiana Gomes Ruas. Os projetos de pesquisa desse bioma estão distribuídos na área experimental localizada na Fazenda São Marcos, e na Área de Referência da Reserva Natural Vale, em Sooretama.

Bioma Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos biomas mais conhecidos do Brasil e possui uma das maiores biodiversidades do mundo. Abrange uma área aproximada de 110 milhões de hectares, dos quais 75,88% foram alterados por interferência humana, restando 22,25% de sua cobertura vegetal remanescente. Mesmo reduzida e muito fragmentada, estima-se que na Mata Atlântica existam cerca de 20 mil espécies vegetais. Devido à importância da Mata Atlântica, o Projeto Biomas incentiva a inserção da árvore na propriedade rural, espaço privilegiado para iniciar ações de reflorestamento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard