25/09/2015 12h51 - Atualizado em 07/03/2017 15h10

Pecuária Leiteira é tema central de mais uma oficina do Pedeag 3




A próxima oficina do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o Pedeag 3, abordará o cenário de Pecuária Leiteira. O diálogo sobre mais essa cadeia produtiva vai acontecer neste sábado (26) às 8 horas, no Parque de Exposições e Eventos Frei Estevão Corteletti, no município de Santa Teresa.

Dessa vez as apresentações terão um formato diferenciado. O Pedeag 3 vai fazer parte da “Feira Café com Leite” que também é aberta ao público. A primeira palestra inicia-se as 8 horas sob o tema “Novas Técnicas de Produção de Leite”, ministrada pelo Médico Veterinário, dr. Antônio Carlos Bernardes Silva. Em seguida, às 9 horas, as pessoas poderão acompanhar a palestra com o tema “O Atual Cenário da Produção de Leite Mundial e Nacional”, apresentada pelo Engenheiro Agrônomo da Universidade de São Paulo (USP), Valter Bertini Galan.

Por fim, os participantes vão responder a questionários técnicos que servirão de base para o planejamento de ações e, ao fim, poderão discutir sobre o cenário atual da pecuária leiteira. Os ouvintes poderão dar as suas contribuições, sugestões e críticas.

Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) afirmam que o Brasil produz cerca de 35 bilhões de litros de leite por ano e o Espírito Santo produz 473 milhões de litros de leite por ano. Atualmente são 418 mil vacas ordenhadas no Estado e dentre os gargalos desta cadeia produtiva, pode-se destacar o déficit de produção de leite de um milhão e 500 mil litros de leite por ano, sendo que o consumo de leite é de 172 litros por habitante por ano também.

Segundo dados da Embrapa, atualmente o Espírito Santo conta com 14.400 produtores e o município de Ecoporanga é o que mais tem produtores e em seguida, Linhares.

Pedeag


As prioridades e diretrizes para o desenvolvimento do setor agrícola até 2030 estão sendo definidas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em conjunto com produtores rurais e representantes das diversas cadeias produtivas do agronegócio. Até novembro, serão realizadas 52 oficinas de trabalho em todas as regiões do Espírito Santo, que servirão de base para a formulação do Pedeag 3.

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)
Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Tatiana Caus
Telefones: (27) 3636-3673/59/ 98817-4783
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard