25/02/2013 12h27 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Parque agropecuário e sala multimídia são inaugurados em Dores do Rio Preto

Moradores da comunidade do Cerro, em Dores do Rio Preto, comemoraram a inauguração de um parque agropecuário para exposição de animais e a entrega de uma sala multimídia, na manhã desta terça-feira (22). Os investimentos superam R$ 140 mil e o evento foi realizado na sede da Associação de Produtores Rurais da Comunidade do Cerro (Apruc).

Com recursos de emenda parlamentar estadual, a Seag destinou mais de R$ 92 mil para construir uma área de exposição com 20 baias, um local de pesagem de leite, um escritório e dois banheiros. O espaço será utilizado para expor os animais durante as festas e eventos da comunidade.

Além disso, a Apruc agora conta também com uma sala multimídia. A sala está equipada com microcomputadores, servidor de rede, televisão, home theater, tela de projeção, aparelho de som, impressora, câmera digital, mesas e cadeiras. A implantação da sala faz parte do Projeto ‘Valorização da Juventude Rural’, que integra do Programa ‘Vida no Campo’, e o investimento realizado foi de R$ 46 mil.

“O Governo do Espírito Santo tem duas prioridades, que são levar desenvolvimentos a todas as regiões do Estado e chegar aos que mais precisam. Com nosso Projeto ‘Valorização da Juventude Rural’, cumprimos esses compromissos capacitando jovens por meio de cursos de gestão da propriedade rural. Nosso Governo trabalha para que as pessoas sejam protagonistas do seu destino, para oferecer mais oportunidades na área rural e para as pessoas poderem decidir pela permanência no campo com qualidade de vida”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

“Contamos sempre com as parcerias do Governo do Espírito Santo para conseguir as melhorias para nosso município. Estamos aqui para agradecer aos investimentos e comemorar as novas baias e a sala multimídia, que são grandes conquistas para a comunidade do Cerro”, afirmou a prefeita Cláudia Bastos.

Os equipamentos da sala multimídia já estão em uso pelos jovens da localidade. “Fazemos o registro de eventos comemorativos e de resgate cultural, como a folia de reis, além de outras situações, como atividades pedagógicas e escolares. Pretendemos fazer a divulgação das atividades realizadas em nossa comunidade pela internet, assim que a conexão for estabelecida”, disse o jovem Roni de Faria Moreira, 25 anos, que é um dos voluntários que operam a câmera digital nos eventos.

Já existem planos para o uso da sala multimídia, assim que for concluída a instalação do acesso à internet. “Nossa pretensão é oferecer cursos de informática para as pessoas da comunidade, além de estabelecer horários de funcionamento para a comunidade utilizar os computadores para acessar a internet”, afirmou o monitor responsável, Natan da Silva Faria, 17 anos.

O jovem Arnaldo Oliveira, 31 anos, é morador da comunidade do Cerro e realizou o curso de Gestão da Propriedade Rural em 2010. Ele afirma colher os frutos do aprendizado que teve. “Pela Seag, fizemos um curso de profissionalização de jovens rurais para podermos ter mais oportunidade de viver aqui com qualidade. Dentro do curso, tivemos noção de cidadania, de cuidados com o meio ambiente e empreendedorismo rural”, afirmou.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br