08/06/2015 06h27 - Atualizado em 07/03/2017 15h07

Palestra em Mucurici e Ponto Belo visa melhorar a alimentação de bovinos de leite no período de seca

Com o intuito de promover cada vez mais ações que agreguem conhecimento aos produtores e criadores e contribuir para o crescimento da agropecuária do Estado, as cidades de Mucurici e Ponto Belo realizaram, este mês, uma palestra sobre a alimentação de bovinos de leite para o período de seca. O apoio é do Sindicato Rural Patronal de Mucurici e Ponto Belo, um laticínio regional, de prefeituras municipais das duas cidades, por meio de suas secretarias municipais de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mucurici. Na ocasião, participaram cerca de 100 produtores, presidentes de associações e associados, autoridades locais, assentados, técnicos do Incaper e das prefeituras.

Segundo o Engenheiro Agrônomo e extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Felipe Lopes Neves, a região norte do Estado possui uma das menores médias de precipitação anual, principalmente a região que compreende os municípios de Mucurici e Ponto Belo. “Como consequência da baixa pluviosidade e das características físicas dos solos da região, a maior parte da pastagem tende a secar e perder algumas características nutricionais importantes”, disse. Visando melhorar as condições de alimentação dos animais no período de seca - na região se inicia a partir do mês de maio e estende-se até meados de setembro – é que foi realizada a palestra, em parceria dos dois escritórios dos municípios.

A palestra foi ministrada pelo extensionista do Incaper de Ecoporanga, o Zootecnista e mestre em zootecnia, Lázaro Samir Abrantes Raslam. Foram abordados temas relacionadas a alimentação e nutrição animal, alguns exemplos de experiências de sucesso vividas pelo técnico, na área de manejo de pastagem, conservação de forragem, alternativas de alimentação que podem ser utilizadas, explanação sobre as principais fontes de alimentos concentrados e volumosos, aditivos utilizados e a importância da água no processo. Ao final, foi realizada uma breve demonstração de método com o silo cincho, que é um equipamento quase desconhecido pelos produtores locais e, na oportunidade, eles puderam observar a simplicidade de utilização e a eficiência de um equipamento destinado principalmente à agricultura de base familiar, que auxilia o produtor na armazenagem de alimento para o período de seca.

Nos dois municípios há a predominância da criação extensiva do gado leiteiro, sendo que no período de seca a qualidade dessa alimentação cai bastante. Mucurici e Ponto Belo estão localizados na chamada região das três fronteiras, em uma grande bacia leiteira com média anual maior que dez milhões de litros de leite por ano. De acordo com Felipe Lopes Neves, o leite das sete associações, dentre elas a maior associação do norte do Estado e que fazem parte da bacia leiteira dos dois municípios, é entregue para cinco laticínios dos três estados - Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais - que recolhem diariamente o leite produzido.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br