19/03/2014 21h42 - Atualizado em 07/03/2017 15h38

Novos investimentos do Governo vão melhorar infraestrutura em áreas rurais de São Mateus

O Governo do Espírito Santo vai melhorar a oferta de energia elétrica na comunidade de São Bento, área rural do distrito de Nestor Gomes, no município de São Mateus. Nesta quinta-feira (20), no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) autoriza a empresa EDP a iniciar a instalação dos 3,46 quilômetros da rede elétrica trifásica, dentro do Programa Energia Mais Produtiva. O investimento é de R$ 89 mil.

“Cada vez mais a agricultura familiar está com uma melhor estrutura aqui no Espírito Santo. Os investimentos constantes permitem melhorar as condições e os trabalhos dos pequenos agricultores, favorecendo o dinamismo e o faturamento”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Na mesma solenidade, a Seag realiza o repasse de uma máquina escavadeira hidráulica à prefeitura, no valor de R$ 310 mil, e de tratores agrícolas, equipados com implementos, a três associações de agricultores familiares de São Mateus. Somados, para aquisição dos tratores a Seag aplicou R$ 210 mil e o investimento foi direcionado por emenda parlamentar estadual.

Esses investimentos reforçam o trabalho coordenado pelo Governo do Espírito Santo para melhorar a infraestrutura nas áreas rurais na microrregião Nordeste Capixaba.

Investimento na Microrregião Nordeste

Com ações realizadas nos municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus, a Seag efetiva melhorias com a pavimentação de estradas, reforço de energia elétrica, instalação de redes de comunicação e repasse de máquinas e equipamentos.

Dentro do Programa Energia Mais Produtiva, são aproximadamente R$ 923 mil investidos para transformar a oferta de eletricidade em áreas rurais de monofásica para trifásica nos municípios de Boa Esperança, Jaguaré, Pinheiros e São Mateus beneficiando diretamente produtores rurais que necessitam de “mais força” para investir em tecnologias e equipamentos mais eficientes para ampliar e otimizar a produção agrícola.

Comunicação de qualidade em áreas rurais

Com um modelo inovador de contratação, inédito e que já serve de base para reprodução em outros estados, o Governo do Espírito Santo instala telefonia móvel e Internet 3G em localidades rurais capixabas. Em breve, além das comunidades de Vinhático (Montanha), onde os serviços foram instalados em 2013, São José do Sobradinho (Boa Esperança), Girau (Jaguaré), Itabaiana (Mucurici), Floresta do Sul (Pedro Canário), São João do Sobrado (Pinheiros), Itamira (Ponto Belo), Santa Maria no distrito de Itauninhas e Km 28 na igreja Santa Terezinha (São Mateus) também terão à disposição o modelo de comunicação móvel existente nos grandes centros urbanos.

Com investimentos na ordem de R$ 21,3 milhões, dentro do Programa Comunicação no Campo, a Seag, até o final de 2014, vai instalar os serviços em 71 localidades rurais de 60 municípios capixabas.

Novas estradas melhoram transporte

A partir de demandas apresentadas pela população em audiência públicas anteriores e com investimentos na ordem de R$ 17,7 milhões, a Seag vai pavimentar as estradas rurais que ligam a sede do município de Montanha à localidade de São Cristóvão e os municípios de São Mateus e Conceição da Barra, via Gameleira.

Outra frente de trabalho em andamento está em curso para a contratação do projeto para pavimentação dos 6 km da estrada que liga a sede de Jaguaré à localidade de Japira.

Máquinas e equipamentos

O investimento recente do Governo do Espírito Santo para reforçar a frota dos municípios e melhorar a estrutura de apoio à agricultura familiar atingiu R$ 11 milhões. Os recursos foram aplicados na aquisição e repasse de um conjunto de 340 máquinas e equipamentos para a conservação e manutenção de estradas rurais municipais e de maquinários e implementos agrícolas em geral para favorecer o desenvolvimento coletivo dos pequenos produtores rurais.

facebook.com/SeagEs