04/07/2013 13h37 - Atualizado em 07/03/2017 15h22

Novos equipamentos reforçam infraestrutura produtiva de Apiacá

A agricultura do município de Apiacá vai receber um grande reforço na infraestrutura rural com a entrega de máquinas e equipamentos adquiridos com recursos do Governo do Espírito Santo. A solenidade será realizada nesta sexta-feira (05), às 14h, na Praça Alice Gomes de Souza, ao lado da sede da Prefeitura Municipal. O investimento total foi de R$ 257.731,00.

Os recursos foram transferidos, por meio de convênio, pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro das ações do Programa ‘Vida no Campo’. O objetivo é promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar no município, a partir da aquisição de veículos, máquinas e implementos em geral.

O convênio foi firmado através do Projeto de Infraestrutura Produtiva e contempla a entrega de um trator agrícola, um cultivador motorizado, um arado, um colhedor de forragem, uma carreta forrageira, uma moto com implementos, uma carreta tracionada, oito roçadeiras e um veículo.

Projeto de Infraestrutura Produtiva

Desde 2012, cada município capixaba tem à disposição entre R$ 250 mil e R$ 400 mil para promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar, valor definido a partir de oito indicadores do município que levam em conta o número de estabelecimentos rurais familiares, a população rural, os índices de pobreza rural, as quantidades de comunidades quilombolas, de famílias assentadas, de pescadores e de famílias beneficiadas além da receita municipal.

A operação ocorre a partir da demanda estruturada pelos próprios agricultores familiares, que definem qual o investimento necessário à realidade local para benefício coletivo. A proposta é encaminhada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) à Seag, que implementa o projeto por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

Programa ‘Vida no Campo’

O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

Mike Figueiredo
comunicacao@seag.es.gov.br