01/10/2013 09h12 - Atualizado em 07/03/2017 15h31

Municípios recebem doses de sêmen bovino para beneficiar pequenos criadores

Foto: Assessoria de Comunicação/Idaf


Pequenos criadores de gado, de 14 municípios do Espírito Santo, receberam doses de sêmen de touros de alto padrão genético para formação de núcleos de inseminação. Duas mil doses, além de 20 botijões, foram distribuídas a associações e prefeituras para melhorar a qualidade da produção pecuária capixaba. As entregas foram realizadas na manhã desta segunda-feira (30), no Parque de Exposições de Carapina, na Serra.

A ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Pecuária Bovina, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O investimento para a aquisição do sêmen e dos botijões para estocagem do material soma R$ 32 mil.

“Os rebanhos dos produtores capixabas, em geral, possuem menos de trinta vacas e, com esse número, fica muito caro utilizar um touro reprodutor. Além disso, com a inseminação artificial pode-se utilizar sêmen de três ou mais touros. Tal fato facilita, e muito, a utilização da técnica do acasalamento dirigido, que consiste em usar um touro que corrige pequena falhas de cada vaca”, informou o gerente Estadual de Pecuária, Pedro Cani.

Os municípios beneficiados são Alto Rio Novo, Alfredo Chaves, Castelo, Colatina, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Ibitirama, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Santa Leopoldina, Venda Nova do Imigrante e Nova Venécia.

A pecuária leiteira capixaba bateu recorde de produção em 2011, com o total de 451,3 milhões de litros, e a marca foi superada novamente em 2012, com produção de 465 milhões de litros por ano, o que dá uma média de 1,3 milhão de litros produzidos a cada dia.

O Programa de Fortalecimento da Pecuária Bovina, iniciado em 2007, é coordenado pela Seag e desenvolvido em parceria com o Incaper, Senar, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), associações de criadores e cooperativas.


Pecuária Capixaba em números
- 31 mil estabelecimentos com bovinos;
- 2,2 milhões de cabeças de gado (juntando produtores de leite e de corte);

Pecuária de leite:
- 17 mil produtores de gado leiteiro;
- 350 mil vacas ordenhadas;
- 465 milhões de litros de leite em 2012;
- Os principais municípios produtores de leite são: Ecoporanga, Linhares, Colatina, Alegre, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Baixo Guandu e Cachoeiro de Itapemirim.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
www.facebook.com/SeagES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard