21/08/2013 12h19 - Atualizado em 07/03/2017 15h26

Municípios aderem ao Programa de Aquisição de Alimentos

Para enfrentar a fome e a pobreza no Espírito Santo, e ainda fortalecer a agricultura familiar, gestores de 36 municípios capixabas aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que é operacionalizado pelas Secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH) e Agricultura (Seag) e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Para apresentação do PAA dois encontros foram realizados: um na manhã desta segunda-feira (19) em Mimoso do Sul e outro no último dia 12 em Pinheiros. Ambos com a finalidade de sensibilizar os municípios a aderirem ao programa.

Com o PAA, parte dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais é adquirida diretamente pelo Governo para distribuição à população em vulnerabilidade social.

Os produtos destinados à doação são repassados para entidades da rede socioassistencial, restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias, além de cestas de alimentos distribuídas pelo Governo.

De acordo com a subsecretária de assistência social Sandra Shirley de Almeida, o PAA vem para reduzir a insegurança alimentar no campo. “Este programa desenvolve um trabalho muito forte em benefício da população do campo. Visa contribuir para a diminuição da insegurança alimentar e de gerar renda para os produtores rurais que mais precisam”, declarou Sandra.

“A comercialização direta de alimentos é uma excelente forma de promover a inclusão socioprodutiva, garantindo renda e segurança alimentar para as famílias. Também é uma maneira de diversificação a produção agrícola, incentivando a produção de alimentos saudáveis”, explicou a coordenadora de comercialização da agricultura familiar do Incaper, Pierângeli Aoki. Ela também disse que o Incaper irá atuar em parceria com a Seadh nos municípios a fim de atender às famílias beneficiadas.

O programa foi apresentado por técnicos da SEADH e do Incaper aos gestores dos municípios de Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Itapemirim, Alfredo Chaves, Vila Velha, Viana, Laranja da Terra, Guarapari, Brejetuba, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Águia Branca, Alto Rio Novo, Conceição da Barra, Pedro Canário, São Mateus, Montanha, Pinheiros, Ponto Belo, Boa Esperança, Aracruz, Linhares, Vila Valério e Pancas que aderiram ao PAA.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Seadh
Alessandro Gomes
alessandrogomes@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6802 / 9949-6072
Flávia Pinheiro
ascom@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6803 / 9859-6726
Texto: Flávia Pinheiro
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard