27/06/2013 14h53 - Atualizado em 07/03/2017 15h21

Mulheres de Nova Venécia aprendem técnicas para a criação de galinha caipira

Galinheiro de improviso é coisa do passado no Assentamento Gaviãozinho, em Nova Venécia. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou nesta quarta-feira (26) uma reunião com a comunidade para uma palestra sobre produção agroecológica de aves.

Márcia Sales, pesquisadora do Incaper, falou sobre alimentação e pastagem das aves, além de orientar a respeito das raças mais recomendadas para a produção de ovos e carne. “Algumas famílias criam as aves sem muito critério, sem uma alimentação balanceada. Muitas vezes, o próprio galinheiro não possui uma estrutura adequada para a criação. Explicamos que o galinheiro pode ser feito de maneira simples, sem gastar muito dinheiro, mas que a sanidade básica deve ser mantida. A criação de aves saudáveis ajuda a garantir a segurança alimentar do produtor rural”, disse Alice Cristine Bitencourt Teixeira, extensionista Incaper.

De acordo com Alice, a demanda partiu da própria comunidade. “O grupo de mulheres do assentamento recebe um recurso do Governo Federal para desenvolver atividades agrícolas. Elas decidiram investir na criação de galinha caipira e procuraram o Incaper”, disse a extensionista. Além de atender ao consumo da família, o excedente da produção pode ser comercializado no mercado local.

Informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação escolar (Pnae) também foram passadas durante o evento. Em torno de 50 pessoas participaram da palestra sobre produção agroecológica de aves. Além do Incaper, a Prefeitura Municipal de Nova Venécia e a comunidade contribuiram na realização do evento.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br