18/05/2015 06h31 - Atualizado em 07/03/2017 15h07

Mulheres assentadas de Ponto Belo realizam entrega de alimentos para o PAA

O grupo Mulheres Sem Fronteiras, do Assentamento Octaviano Rodrigues de Carvalho, em Ponto Belo, no Extremo Norte do Espírito Santo, realizou a quarta entrega de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A ação, que beneficiou 75 famílias, foi organizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social e de Agricultura.

O projeto prevê, além de pães de abóbora e aipim; pão sovado; bolo de mandioca puba, aipim, fubá e cenoura, a entrega de abobrinha italiana, abóbora moranga, alface, beterraba, cenoura, cebolinha verde, coentro, couve, mamão verde, pimentão, quiabo, rabanete, aipim, salsa e taioba, totalizando 22 produtos. A previsão de entrega é de 23.558 kg de produtos, gerando recursos para os agricultores familiares participantes de R$ 64.997,61.

As famílias que receberam os alimentos foram escolhidas com base no Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, priorizando as que possuam maior número de crianças, idosos e pessoas que necessitam de alimentação especial.

Novidades no PAA de Ponto Belo

O PAA teve início em Ponto Belo em 2011 e atualmente encontra-se em seu quarto projeto de execução. Uma novidade deste ano, além da inserção das mulheres na produção dos alimentos, é que todos os produtos têm sido destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social da zona rural do município, no distrito de Itamira.

“Essa medida tem repercutido de forma positiva tanto para os beneficiários, que complementam sua alimentação, quanto para os participantes, que veem no programa a garantia da comercialização de seus produtos, o aumento e a diversificação da produção orgânica em suas propriedades e a melhoria da renda e da qualidade de vida”, falou o extensionista do Incaper, Adriano Spínola.

Ele disse que o Incaper, por meio do escritório local, busca estimular a produção e a diversificação agroecológica de alimentos, apresentando as diversas possibilidades de comercialização dos produtos para todos os agricultores familiares e associações do município. “Além do PAA, os agricultores podem utilizar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), feiras livres municipais, feiras regionais e o mercado local”, afirmou Adriano.

Trabalho e geração de renda para mulheres

O grupo Mulheres Sem Fronteiras está inserido na Associação de Pequenos Produtores Forte da Rodovia, do Assentamento Octaviano Rodrigues de Carvalho. Criado em 2010, atualmente é composta por 10 participantes e tem na produção e comercialização de pães, bolos e biscoitos, a principal fonte de renda para suas famílias. O grupo passou a desenvolver os trabalhos com a produção de pães a partir de um curso realizado no ano de 2012 com técnicos do Incaper, no município de Nova Venécia, onde puderam conhecer mais a respeito do processo de manipulação, fabricação e comercialização.

Outra importante ação com o grupo de mulheres desenvolvida pelo Incaper, por meio do Programa Tecsocial, foi a distribuição de 10 barracas padronizadas para comercialização de produtos, o que proporcionou condições ideais para o acondicionamento, amostragem, divulgação, garantia da qualidade e venda dos produtos ofertados.

Além do trabalho desenvolvido com os produtos da área de panificação, as agricultoras desenvolvem também trabalhos com artesanato, como crochê, pinturas em pano de pratos e almofadas, porta objetos, entre outros, buscando nos diferentes arranjos produtivos a geração e o aumento da renda.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br