17/06/2013 11h19 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Moradores de Marataízes recebem equipamentos para beneficiar segurança e agricultura

O município de Marataízes recebeu oficialmente, na manhã deste sábado (15), equipamentos que vão reforçar a segurança e o setor agrícola da cidade. Doze motocicletas para estruturar a Guarda Municipal e um kit para a secretaria de Agricultura foram entregues pelo vice-governador Givaldo Vieira, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Jander Nunes Vidal.

Estas motos compõem um total de 234 viaturas, incluindo carros, quadriciclos e jet skis, repassados pelo governador Renato Casagrande às prefeituras no último dia 07. Os investimentos somaram um total de R$ 8 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Já os kits de agricultura, compostos por um veículo, aparelho de GPS, projetos multimídia, câmera digital, impressora multifuncional e computador, fazem parte de parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura (Seag) e Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA). O investimento conjunto foi de R$ 1.625.418,84 e repassado às secretarias municipais em solenidade que ocorreu ontem, na Serra.

O vice-governador destacou as ações que o Governo do Estado realiza no município, que têm favorecido desde os moradores do campo até os da sede.

“É uma alegria poder entregar oficialmente o primeiro kit de agricultura a uma cidade e, satisfação ainda maior de ser em Marataízes, que tem na produção agrícola a força de sua economia. Temos estruturado setores fundamentais da sociedade e as motocicletas, as viaturas são um exemplo da atenção que dispensamos para o combate à violência no interior capixaba. Em Itapemirim, logo ao lado daqui, o governador Renato Casagrande inaugurou uma Delegacia 24 horas e tem disponibilizado cada vez mais reforço policial para esta região”, afirmou Givaldo Vieira.

Regularização fundiária

Na oportunidade, a Prefeitura realizou a entrega de plantas de georreferenciamento à proprietários de imóveis na zona rural. O objetivo da iniciativa é dimensionar e localizar as propriedades por meio de levantamento topográfico para regularizá-las judicialmente e estabelecer uma estrutura fundiária rural.

“O caminho para mantermos o desenvolvimento de nossas cidades são as ações conjuntas, sobretudo na agricultura, que é responsável por 70% da arrecadação de Marataízes. Esta é uma realidade de muitos municípios do Estado, portanto, nós, gestores públicos, temos de oferecer condições de o pequeno agricultor prosperar no campo. Estas novidades hoje concretizadas vão permitir com que o segmento obtenha escrituras, financiamento bancário e se fortaleça”, assinalou o prefeito Jander Nunes Vidal.

Givaldo Vieira também sinalizou que a regularização fundiária é uma das prioridades do Governo do Espírito Santo.

“Queremos melhorar a renda do agricultor e, indiretamente, do centro das cidades, já que o pequeno produtor rural, bem estruturado, movimenta a economia local. Para isso, temos realizado a regularização fundiária em várias regiões, para beneficiar, sobretudo, o acesso da categoria aos programas estaduais e federais, a exemplo do de habitação rural. Parabenizo o planejamento da Prefeitura e coloco a nossa gestão à disposição para ajudar nesta importante intervenção”, concluiu o vice-governador.

Participaram ainda da solenidade, o vice-prefeito municipal Robertino Batista da Silva, o Tininho, parlamentares estaduais e municipais, representantes da Sesp e MDA, além de lideranças sociais e produtores rurais.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Maurílio Mendonça