22/09/2015 11h42 - Atualizado em 07/03/2017 15h09

Modelo de vaca funcional será apresentado a pecuaristas do ES



Pecuaristas capixabas poderão conhecer o modelo de vaca funcional que está sendo difundido por técnicos do setor para melhorar o resultado no campo. O novo modelo será apresentado pelo zootecnista holandês Fokke Herman Tolsma, durante palestras organizadas pela Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Os encontros acontecerão na próxima quarta-feira (23), em Nova Venécia, e na sexta-feira (25), em Guaçuí.

Os produtores serão orientados pelo técnico da CRV Lagoa, uma empresa internacional belga-holandesa de melhoramento genético, com sede na Holanda, sobre o que é necessário fazer para ter vacas funcionais (vaca mais econômica). Serão apresentadas técnicas de manejo adequadas para a vaca funcional. Uma ótima oportunidade para os pecuaristas conhecerem os benefícios da criação, para melhorar a produtividade no campo.

A vaca funcional tem estatura média, melhor locomoção, apresenta menos problemas sanitários, entre outras vantagens. A adoção de técnicas e manejo adequados para a vaca funcional visa proporcionar melhores resultados na pecuária de leite. Um dos aspectos mais importantes nas matrizes leiteiras é a durabilidade, ou seja, aumentar a vida útil das vacas, incrementando a sua produção de leite e de crias, reduzindo as taxas de descarte do rebanho. A Holanda tem uma das menores taxas de descarte.

Os encontros acontecem na próxima quarta-feira (23), às 13 horas, em Nova Venécia, e na sexta-feira (25), às 14 horas, em Guaçuí. As palestras são gratuitas.


Programa de Melhoramento Genético

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Seag, já repassou mais de 244 botijões de sêmen nos últimos anos, para atender de forma coletiva a produtores familiares que atuam na pecuária de leite. Ao todo, foram cerca de 17.940 doses de sêmen bovino destinados a 1.819 produtores.

Segundo o gerente de Produção Animal da Seag, Pedro Cani, o grande mérito do programa é permitir que os produtores familiares tenham disponíveis em suas propriedades vacas que possuam a carga genética dos melhores touros do mundo em termos de produção de leite.

A entrega faz parte das ações do Programa de Fortalecimento da Pecuária Bovina, uma continuidade à implantação de núcleos comunitários de inseminação artificial de bovinos, que permite aos produtores familiares melhorar a qualidade dos animais para a produção de leite.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
27 98849 9814 - 27 3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag
Sullivan Silva
Texto: Sullivan Silva
Telefones: (27) 3636-3675
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard