05/02/2014 07h34 - Atualizado em 07/03/2017 15h37

Marechal Floriano recebe investimento do Governo ES em escola e ampliação da rede elétrica rural

Fotos: Romero Mendonça/Secom

Na manhã desta terça-feira (04), a Escola Estadual Victorio Bravim, situada no município de Marechal Floriano, foi beneficiada pela assinatura da ordem de serviço para a manutenção da unidade de ensino. Com o investimento de R$ 271 mil, a escola receberá melhorias para a prática de esportes e com relação à acessibilidade de estudantes com deficiência física. Na ocasião, foi anunciada a ampliação da rede elétrica em áreas rurais do municípios.

O evento foi realizado às 8 horas, na própria escola, e contou com a participação do governador Renato Casagrande, do secretário Klinger Barbosa Alves, além de outras autoridades estaduais e municipais.

Durante a solenidade, Renato Casagrande ressaltou que “a educação é o grande legado que podemos deixar para nossos jovens. Nesse mundo competitivo, o saber e o conhecimento são decisivos para que nossa juventude possa aproveitar as oportunidades que surgem a cada dia”.

O secretário Klinger Barbosa Alves também destacou que a obra representa mais do que a evolução do ensino na comunidade. “Esta obra marca o início do ano letivo e representa, acima de tudo, abrir novas portas para o futuro dos jovens da região. Para isso, vamos inserir na escola novos programas que já estão sendo desenvolvidos pela Sedu, para que a unidade mantenha a boa referência no município”, salientou.

A Escola Estadual Victorio Bravim também é contemplada pelo “Pré-Enem”, um dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o que ajuda a melhorar ainda mais a qualidade do ensino na região, como explica a diretora da unidade, Liane Maria Bravim Catelan.

“A educação proporcionada pelo “Pré-Enem” é sistematizada e dinâmica, fato que incentiva o estudante a conhecer de forma detalhada os conteúdos trabalhados em sala de aula. Além de ser uma rica fonte de conhecimento, a escola também precisa ter uma infraestrutura agradável e acolhedora, pois é o local onde os alunos passam grande parte do tempo”, destacou a gestora.

Ao final da solenidade, houve um café da manhã para confraternização, promovido na quadra poliesportiva da unidade de ensino.

A rede estadual em Marechal Floriano conta com duas escolas e atende, em média, 900 estudantes, distribuídos nos ensinos Fundamental, Médio, Educação Especial (EE) e Profissional.

Obra

Com a assinatura da ordem de serviço, a escola será contemplada com adequação de banheiros para pessoas com deficiência física e melhorias na quadra poliesportiva, intervenções que visam contribuir para o conforto e segurança dos 383 estudantes dos ensinos fundamental e médio atualmente matriculados.

“As manutenções vão contribuir de maneira significativa para o sucesso da escola. As aulas de Educação Física, sem dúvidas, ficarão ainda mais interessantes, pois as atividades poderão ser desenvolvidas de forma intensa. Já os estudantes com deficiência irão se sentir mais seguros para se locomoverem e mais estimulados a permanecerem no ambiente escolar”, afirmou o aluno Diego Klein, do 3º ano do ensino médio.

O Governo do Estado já investiu mais de 195 milhões, de 2011 até o momento, em 244 obras de reforma, construção, reconstrução e manutenção de escolas da rede estadual de ensino.

Somente em 2013, foram entregues 88 dessas obras. Há outras 81 em andamento, com investimento de R$ 206 milhões. Mais de 100 obras de manutenção serão executadas até o final de 2014.

Em convênio com as prefeituras, o Governo já entregou 22 obras de escolas municipais em 18 municípios, com investimento do Estado de R$ 10,2 milhões. Há outras 21 em andamento em 14 municípios, com gasto estimado em R$ 25,7 milhões.

Ampliação da rede elétrica em áreas rurais de Marechal Floriano

A rede elétrica que atende os produtores rurais de duas comunidades de Marechal Floriano receberá um grande reforço na capacidade e passará de monofásica para trifásica. A instalação será realizada pelo Governo do Espírito Santo, dentro do programa ‘Energia Mais Produtiva’.

A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada nesta terça-feira (04), na localidade de Araguaia, com investimentos de R$ 186 mil por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

"Vivemos hoje no setor agrícola capixaba a programação mais robusta de apoio de um Governo Estadual do país. A região de Marechal Floriano se destaca pela produção de cafés de qualidade e, por isso, é necessário aumentar a capacidade da rede elétrica para o uso de máquinas e equipamentos, como piladores, secadores e descascadores", afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

O reforço elétrico permitirá às famílias da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria e da Associação dos Agrodescendentes do Distrito de Santa Maria (Agrodisma) ampliarem a capacidade de produção a partir do uso de máquinas e equipamentos, como secadores, piladores e sistemas de irrigação.

"Somente de produtores rurais, serão beneficiadas 31 famílias com a rede elétrica. O reforço vai melhorar toda a questão do preparo de pós-colheita do café. Além de não dar conta da demanda, a atual rede monofásica chega a ter altos e baixos e os equipamentos com motor monofásico são bem mais caros do que os adaptados para a energia trifásica", afirmou o presidente da Agrodisma, André Luduvico Krohling.

Assessoria de Comunicação/ Sedu
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Gustavo Rosa
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br/jgviana@sedu.es.gov.br