06/09/2016 14h42 - Atualizado em 07/03/2017 15h17

Máquinas e equipamentos vão beneficiar produtores de 18 municípios

Trinta e seis máquinas, veículos e equipamentos que vão ajudar agricultores na produção e transporte dos produtos em 18 municípios do Espírito Santo foram entregues – em concessão de uso – na manhã de ontem às associações, cooperativas e prefeituras. Os bens foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), no primeiro semestre deste ano, com recursos direcionados por emendas parlamentares estaduais e federais. O investimento total foi de mais de R$ 2,5 milhões.

Participaram da solenidade realizada nesta terça-feira (06) nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), localizada no município de Cariacica, o governador em exercício César Colnago; o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o diretor-presidente da Ceasa/ES, José Carlos Bufon; o diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart; além de deputados estaduais e deputados federais.

Entre máquinas, veículos e equipamentos estão caminhões, tratores, pick-ups, secadores de café, escavadeiras hidráulicas, roçadeiras e retroescavadeiras. Todos os itens ajudam a aumentar a produtividade da mão de obra no campo, a melhorar a qualidade dos produtos agropecuários e possibilitar o acesso a novos mercados, na medida em que também trazem ganhos à competitividade dos produtores.

Os municípios beneficiados são Afonso Cláudio, Alegre, Apiacá, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Castelo, Conceição do Castelo, Ibiraçu, Itarana, Jaguaré, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici e Muniz Freire. Além desses também entram na lista São Domingos do Norte, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Pavão.

O governador em exercício, César Colnago, destacou a importância do investimento para os agricultores. “Estamos entregando estes equipamentos e mostrando que mesmo com todas as dificuldades – de recursos financeiros e naturais – temos nos esforçando em levar para as cooperativas, pequenos produtores, assentados e quilombolas, ferramentas que tragam melhorias para a vida o homem do campo”.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que maior parte dos equipamentos irão atender os agricultores familiares do Espírito Santo. "É um momento de dificuldade dos nossos produtos por conta da seca. E esse gesto do governo e dos deputados estaduais e federais, que destinaram estas emendas parlamentares, minimizam os impactos. Ganha o produtor rural que tem o custo da produção reduzido e ganha o consumidor final que recebe um produto mais barato", avaliou o secretário da Agricultura.

O presidente da Cooperativa Agrária Mista de Castelo (Cacal), Domingos Piassi, explicou que a caminhonete destinada ao grupo servirá para levar técnicos nas propriedades para manutenção nos equipamentos. "Temos mais de 700 cooperados. E esse veículo vai contribuir na assistência aos nossos produtores", disse.

O vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais de Apiacá, Marcos Antônio Martins Fernandes, contou que o micro trator que receberam vai auxiliar 15 famílias. "Para nós será de muita utilidade essa máquina. Vamos utilizá-la na produção de arroz, milho e café. Chegou em boa hora porque estamos na colheita do café", afirmou.
O produtor rural de Apiacá, Edson Vieira Nunes, contou que o micro trator será uma ajuda a mais aos agricultores da cidade. "Estava faltando uma máquina desta para ajudar na produção".

O representante da Cooperativa de Agricultores Familiares de Mimoso do Sul, Aldair de Freitas Torres, comemorou a destinação de um caminhão para os 40 cooperados, que plantam café, banana e inhame. "O caminhão vai servir para ajudar no transporte dos nossos produtos para o consumidor. E vai diminuir o custo da produção. Antes nós tínhamos que alugar o caminhão", contou.

As emendas parlamentares são indicações de investimento feitas por deputados ao orçamento do Poder Executivo, seja ele estadual ou federal. Assim, elas funcionam como um instrumento para aperfeiçoar a proposta orçamentária do Poder Executivo e, assim, indicar uma melhor destinação dos recursos públicos.

Assessoria de Comunicação Seag
Ingrid Castilho