02/04/2013 12h04 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Mais R$ 15,5 milhões para apoio à agropecuária do Espírito Santo

O Governo do Espírito Santo e a Caixa Econômica Federal oficializaram um conjunto de investimentos no valor de R$ 15,5 milhões para a aquisição de máquinas e equipamentos e melhoria da infraestrutura de apoio à agricultura familiar no Espírito Santo.

Os recursos foram direcionados por convênios diretos entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e também por emendas parlamentares federais da senadora Ana Rita e dos deputados Paulo Foletto, Iriny Lopes e Suely Vidigal junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“Estamos preparados para manter os níveis de investimentos em todos os municípios, mas, acima de tudo, acreditamos nas parcerias para sempre fazer mais para quem mais precisa. Os recursos federais, nossos recursos próprios, o apoio dos municípios e a articulação dos nossos parlamentares são fundamentais para continuarmos elevando a qualidade de vida da nossa população”, destacou o governador Renato Casagrande.

Os recursos serão utilizados pela Seag para aquisição de 406 equipamentos, entre caminhões, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, pás carregadeira, tratores agrícolas, microtratores, equipamentos para agroindústrias, secadores e máquinas de pilar café, descascador de café, galpão para ovinos e diversos implementos agrícolas.

“Vamos avançar ainda mais na competitividade dos nossos agricultores, abrindo novos mercados e melhorando a renda das famílias do campo. Esses investimentos servirão para melhorar a trafegabilidade de estradas rurais, apoiar a comercialização de produtos agrícolas, recuperar o meio ambiente, agregar valor à produção rural por meio de agroindústrias, ampliar a reserva de água, contribuir para a melhoria da qualidade da produção de cafés e estimular novos negócios e dinamismo em várias comunidades do interior do Espírito Santo”, ressalta Enio Bergoli, secretário Estadual da Agricultura.

Os equipamentos serão repassados a prefeituras, cooperativas, associações, sindicatos e federação de produtores rurais de 45 municípios do Espírito Santo.

“Solenizamos a contratação de R$ 13,5 milhões do Governo Federal na área rural do Espírito Santo. São emendas parlamentares com recursos do Orçamento Geral da União (não onerosos) do MAPA e do MDA para viabilizar investimentos na agricultura familiar de vários municípios capixabas com a aquisição de máquinas, equipamentos, assistência técnica e extensão rural”, finaliza o superintendente Regional da Caixa, Antônio Carlos Ferreira.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br