23/04/2013 12h45 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Mais 158 quilômetros de estradas municipais serão asfaltadas

O Governo do Espírito Santo irá pavimentar 16 estradas rurais em 18 municípios do Estado. As obras serão realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa ‘Caminhos do Campo’.
O investimento para o asfaltamento dos 158,8 quilômetros de estradas será de aproximadamente R$ 90 milhões e o anúncio foi realizado nesta segunda-feira (22), no Dia Especial de Infraestrutura Rural, realizado no Parque de Exposições Floriano Varejão, na Serra.

“Os investimentos anunciados mostram um dos objetivos de nossa administração que é levar para o interior as mesmas condições de vida de quem mora na Região Metropolitana. Condições para desenvolver saúde, educação, segurança, oportunidades de geração de emprego e renda. Temos de dar atenção a quem mais precisa e levar investimentos para todas as regiões do Estado, provendo o desenvolvimento regionalmente equilibrado”, destacou o governador Renato Casagrande.

Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

Na mesma solenidade, o Governo do Espírito Santo assinou ainda o contrato para a implantação de telefonia móvel e Internet 3G em dez comunidades rurais de nove municípios do interior capixaba, dentro do programa ‘Comunicação no Campo’, que reunirá R$ 3 milhões em investimentos, e solenizou em conjunto com o Governo Federal o repasse de 46 máquinas e equipamentos para 31 municípios.

Esse pacote de investimentos é o maior anunciado de uma só vez, com ações diretas, para melhorar as condições de vida e trabalho no interior capixaba. Somente com a pavimentação de estradas e a operação da telefonia móvel, aproximadamente 68 mil pessoas que vivem em comunidades rurais serão beneficiadas diretamente.

“Hoje é um dia muito especial para a agricultura capixaba porque nunca tivemos na história uma solenidade com anúncio de tantos investimentos do Governo do Espírito Santo. Ao todo, são mais de R$ 100 milhões destinados para a infraestrutura do campo na entrega de máquinas e equipamentos, pavimentação de estradas rurais e telefonia móvel rural. Estas ações mostram que o governador Renato Casagrande colocou definitivamente o interior capixaba na pauta de prioridades do Governo”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Os trechos que serão pavimentados ficam nos municípios de Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Atílio Vivácqua, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Iúna, Nova Venécia, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão e Vila Valério.

Dentro do programa ‘Caminhos do Campo’, a Seag já pavimentou 103 trechos de estradas, totalizando 730,5 km, em 52 municípios capixabas, com investimentos de R$ R$ 245 milhões. Com essas novas obras que vão começar e somando às outras 13 que estão em andamento, a pavimentação de estradas rurais vai ultrapassar a marca de 1.000 km.

Novas máquinas e veículos reforçarão estruturas municipais

O direcionamento de emendas parlamentares da Bancada Federal do Espírito Santo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) garantiu a aquisição, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), de um conjunto de 46 máquinas, veículos e equipamentos para reforçar a estrutura de apoio ao desenvolvimento da agropecuária no Espírito Santo. Somados, os investimentos ultrapassam R$ 11 milhões.

“Hoje é dia de comemoração para os municípios do Espírito Santo pelo conjunto de investimentos que o Governo realiza em várias ações. Agradeço ao governador Casagrande em nome de todos os prefeitos por estar sensível às necessidades que os municípios passam e também à nossa bancada federal, que conquistou recursos para a melhoria da agricultura. As entregas confirmam a responsabilidade do governador e de sua equipe em auxiliar os municípios e levar o desenvolvimento para o interior”, afirmou o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo e prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim.

Nesse primeiro momento, 31 municípios receberão 13 motoniveladoras, quatro pás-carregadeiras, 10 retroescavadeiras, cinco caminhões, um rolo compactador e três tratores agrícolas.

Começa instalação de telefonia móvel e internet 3G em comunidades rurais

A partir desta segunda-feira (22), a operadora Vivo tem o prazo de seis meses para implantar os serviços de telefonia móvel e Internet nas localidades de Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim), Pedra Menina (Dores do Rio Preto), Córrego Moacir (Governador Lindenberg), Conceição do Muqui (Mimoso do Sul), Vinhático (Montanha), Laginha de Pancas e Vila Verde (Pancas), São Jorge Tiradentes (Rio Bananal), Barra do Mangaraí (Santa Leopoldina) e Garrafão (Santa Maria do Jetibá).

O sistema contratado é o Serviço Móvel Pessoal (SMP), com tecnologia mínima GSM-EDGE e 3G, o mesmo que existe atualmente nos centros urbanos do Brasil.

Após a conclusão e constatada a eficiência dos serviços e do modelo de contratação, o Governo do Espírito Santo realizará novos investimentos para levar a telefonia móvel para os principais distritos e localidades do interior capixaba.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br