09/08/2013 13h47 - Atualizado em 07/03/2017 15h26

Lichia em calda é destaque na GranExpoES 2013

O produtor de Ibatiba, Marcos Eduardo Poubel, cultiva a fruta há dez anos e há dois anos decidiu criar alternativas para agradar o consumidor

Foto: Ascom Ceasa/ES

Entre as novidades apresentadas na 37ª GranExpoES – Exposição Estadual Agropecuária, realizada no Carapina Centro de Eventos, está a exposição e degustação da lichia em calda. A fruta que esteve em safra entre os meses de dezembro e fevereiro, foi destaque entre as frutas exóticas no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES).

O produtor de Ibatiba, Marcos Eduardo Poubel, cultiva a fruta há dez anos e há dois anos decidiu, além de vendê-la in natura, criar alternativas para agradar o consumidor. “As frutas que eu não conseguia vender, por apresentar algum defeito na casca e não eram aceitas pelos compradores, mas que estavam boas para o consumo, decidi reaproveitar na forma de polpas para suco e calda com vinho branco. A ideia da calda agradou e hoje tenho uma boa distribuição”, conta.

Ainda de acordo com o produtor, no período de safra são colhidas cerca de oito toneladas de lichia e a expectativa é de aumento na produção nos próximos anos.

Dados Ceasa/ES

O Estado do Espírito Santo, em 2012, somou 13.866 quilos de lichia vendidos no entreposto da Ceasa/ES. A maior parte das vendas foi proveniente do município de Venda Nova do Imigrante responsável por cerca de 8.770 quilos, seguido de Ibatiba com 3.520 quilos. Os outros municípios produtores são Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins.

No total, foram 26.241 quilos de lichia que circularam no mercado central, localizado em Cariacica, e o preço médio foi cotado a R$ 9,72. Durante o período de safra do mesmo ano, foram 25.831 quilos comercializados, gerando variação positiva de 97,19% em relação a 2011.

A lichia muito consumida in natura é conhecida pelas propriedades nutricionais, principalmente por auxiliar na perda de peso pelo pouco valor calórico que possui. Ela ajuda no combate da obesidade e na retenção de líquidos. Quer conhecer mais sobre a fruta? Então acesse o site da Ceasa/ES pelo link http://www.ceasa.es.gov.br/?p=2314 .

GranExpoES 2013

O maior e mais importante evento de negócio rural do Espírito Santo segue até domingo (11). A 37ª GranExpoES – Exposição Estadual Agropecuária, é realizada no Carapina Centro de Eventos, no município da Serra, e é promovida pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

A GranExpoES é uma verdadeira vitrine do agronegócio capixaba, consolidada como um ambiente favorável e com grande potencial para realização de negócios. Nela o público tem a oportunidade de conferir exposições e ranqueadas de animais, congressos, minicursos, torneio leiteiro, concurso de queijos, feira dos municípios, festival da cultura capixaba, leilões de bovinos, equinos e ovinos, feira náutica, exposição de aquários, espaço do café, espaço gourmet, fazendinha, ExpoflorES, entre outras atividades das principais cadeias produtivas do negócio rural do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier