21/03/2013 13h11 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Laranja da Terra recebe reforço na infraestrutura agrícola e incentivo à prática esportiva

Os moradores de Laranja da Terra, Região Serrana do Espírito Santo, comemoraram os investimentos que chegaram ao município e somam mais de R$ 500 mil. Para a melhoria da infraestrutura agrícola e o incentivo à prática esportiva, o Governo do Estado entregou uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e um microtrator, além de inaugurar uma praça saudável. O evento foi realizado na Praça Carlos Tesch, na tarde desta sexta-feira (1º).

“Esses são mais investimentos que confirmamos para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no interior do Espírito Santo. O Governo do Estado trabalha de forma organizada para promover o desenvolvimento equilibrado entre as regiões e para chegar a quem mais precisa. Só vamos conseguir impulsionar o desenvolvimento do Estado se houver um apoio real aos municípios do interior, principalmente na agricultura”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Segundo o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, “as entregas de hoje confirmam que a agricultura está na pauta de prioridades do Governo do Espírito Santo, e Laranja da Terra é um município que depende basicamente da agricultura familiar. Para desenvolver este tipo de atividade, temos o nosso Programa ‘Vida no Campo’, que é o mais estruturado programa de apoio à agricultura familiar no Brasil”, declarou o secretário.

Na ocasião, foi inaugurada a academia da Praça Saudável. “Esta é a nona unidade da academia que estamos entregando, de um total que vai chegar a 115 unidades em todo o Estado. Nosso projeto trabalha a acessibilidade e pensa nas atividades voltadas tanto para jovens, como para adultos e pessoas da melhor idade. O Governo trabalha de forma integrada e em eixos estratégicos e esta entrega não é somente um investimento em esporte ou lazer, mas beneficia também a saúde dos cidadãos laranjenses”, declarou o secretário de Esportes, Vandinho Leite.

Entrega de equipamentos agrícolas

A infraestrutura rural de Laranja da Terra agora conta com uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e um microtrator. A pá carregadeira foi adquirida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para a Prefeitura Municipal de Laranja da Terra. Já o microtrator com implementos será destinado para a Fundação Fé e Alegria. No total, o investimento do Governo do Espírito Santo é de R$ 279 mil.

O microtrator com os implementos vai viabilizar a ampliação das áreas de cultivo agroecológico no Centro de Educação Técnica e Ambiental Fé e Alegria, facilitando a implantação e manutenção de áreas de silvicultura, fruticultura e olericultura. O centro atua na difusão de novas formas de gestão da propriedade rural e de técnicas agroecológicas de produção, por meio de cursos, dias de campo e visitas técnicas.

“Vamos utilizar o microtrator na preparação dos terrenos onde realizamos nossos cursos. Enfrentávamos a dificuldade de não ter um equipamento como esse e precisávamos pagar para terceiros fazerem o serviço”, afirmou o coordenador do Centro de Educação, Vilmar Burzlaff.

Além do cultivo de hortaliças, a fundação conta com plantios de café conilon e frutas, como banana, laranja, limão, manga, coco, maracujá e abacaxi. O cultivo de espécies florestais diversas também vem sendo experimentado, de forma a identificar alternativas de aproveitamento de áreas hoje ocupadas por pastagens degradadas.

A prefeitura também recebeu uma retroescavadeira, adquirida por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e o investimento do Governo Federal com o equipamento foi de R$ 153 mil.

Pimeira praça saudável em Laranja da Terra

O Governo do Estado inaugurou a nona unidade da Praça Saudável, desta vez no município de Laranja da Terra. O espaço será disponibilizado à população para a prática esportiva com profissionais de educação física para que auxiliem aos alunos, além de ser utilizado como espaço recreativo.

Além de Laranja da Terra, Fundão, Domingos Martins, São Domingos do Norte, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Itaguaçu, Itarana e Piúma, já contam com unidades em funcionamento.

O projeto Praça Saudável tem como objetivo readequar praças existentes em 15 municípios, na primeira fase de implementação, levando estrutura adequada para a realização de atividades físicas, acompanhadas por profissionais de educação física.

Na segunda fase, o projeto vai construir novas praças, que além dos aparelhos de ginástica e do espaço recreativo, contará com pistas de caminhada, quadra de areia, espaço de vivência e será chamado de Praça Saudável Construções. Ao todo, 115 praças serão construídas no Estado.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br