15/05/2013 13h08 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Itarana e Itaguaçu recebem equipamentos agrícolas

A infraestrutura agrícola dos municípios de Itarana e Itaguaçu, na Região Serrana, foi reforçada com o repasse de máquinas e equipamentos pelo Governo do Espírito Santo. As entregas foram realizadas nesta sexta-feira (10) e o investimento total é de R$ 686 mil.

A ação faz parte do Programa ‘Vida no Campo’ e a aquisição foi realizada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Os recursos foram direcionados por emendas parlamentares federais, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e também por emenda parlamentar estadual.

“Os investimentos que os municípios recebem hoje vão ajudar na manutenção de estradas rurais e na abertura de reservatórios para água das chuvas. A região apresenta déficit hídrico e os equipamentos podem ser úteis no combate à erosão e ao assoreamento dos rios. O uso de máquinas na agricultura é uma forma de produzir alimentos mais saudáveis e com respeito ao meio ambiente”, ressaltou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

A Prefeitura de Itarana agora conta com uma motoniveladora, adquirida com recursos federais, para realizar a manutenção de estradas rurais não pavimentadas. O valor do equipamento é de R$ 390 mil.

“Queremos agradecer ao Governo do Espírito Santo por trazer este investimento para o nosso município. Este foi um momento de união de forças da bancada capixaba na Câmara Federal, junto com a Seag, para beneficiar Itarana”, afirmou o prefeito de Itarana Ademar Schneider.

Já a prefeitura de Itaguaçu foi beneficiada com duas retroescavadeiras, também adquiridas com recursos de emendas parlamentares, estadual e federal, que somam R$ 296 mil.

“Nosso município depende de parcerias como essa, entre os governos estadual e federal, além da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal. A produção agrícola de Itaguaçu movimenta os outros setores da economia para poderem gerar emprego e renda. Os equipamentos que estamos recebendo vão atender às associações de agricultores familiares, que correspondem a grande parte da mão de obra do município”, declarou o prefeito Darly Dettmann.

Programa ‘Vida no Campo’

Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o programa ‘Vida no Campo’ contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.

Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br