19/07/2013 11h46 - Atualizado em 07/03/2017 15h23

Inscrições abertas para o 4º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café

Estão abertas as inscrições para o 4º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade de Cachoeiro de Itapemirim. O concurso foi lançado nesta quinta-feira (18), na Fazenda de Bananal do Norte, em Pacotuba, e reuniu agricultores e autoridades da região. O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes, o objetivo do concurso é promover e premiar agricultores que produzem cafés de qualidade, conilon ou arábica, com o intuito de promover uma cafeicultura socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. “Neste concurso, além da qualidade da bebida, buscamos destacar os aspectos ambientais, trabalhistas e de regularidade fiscal”, afirmou Arcanjo.

O diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, que esteve presente no lançamento, disse que o caminho para a produção de café é a qualidade. “O café de qualidade tem maior valorização no mercado, o que aumenta a renda do produtor. Para melhorar a qualidade, o Incaper tem desenvolvido novas tecnologias, como as três variedades de café Conilon, lançadas recentemente na Fazenda de Bananal do Norte”, disse Evair.

Expectativa dos produtores

Os produtores do município estão com bastante expectativa para o concurso. O agricultor Amarildo Dardengo, da comunidade de Santa Maria do Norte, irá participar pela primeira vez da atividade. “Nossa intenção é participar do concurso e mostrar nosso investimento em qualidade. Atualmente, temos renovado nossa lavoura”, afirmou Amarildo.

Para Arnaldo Permanhane, da comunidade de Pedra Lisa, a expectativa é de ser bem classificado nesta edição. “Participei de três edições e já fiquei classificado em 2º e 3º lugar. Nesta edição queremos repetir a boa classificação”, relatou. Ele disse que para conseguir um café de qualidade tem seguido as recomendações técnicas orientadas pelo Incaper, como a colheita do café quando estiver maduro.

Regulamento

Para garantir a inscrição no concurso, é necessário que o produtor se dirija até o Centro de Qualificação e Degustação de Café, localizado na Ceasa Sul, que fica na rodovia do Valão, das 8 às 17 horas, munido do talão de produtor e de um documento de identidade oficial e fazer o cadastro.
O produtor deverá apresentar, até a data final das inscrições, 30 de setembro, uma amostra de 5 litros de café conilon ou arábica para serem avaliadas por uma comissão técnica, composta por três membros classificadores. Eles vão analisar aspectos como secagem, cor, uniformidade, tamanho do grão e bebida.

Para participar do concurso, é preciso que o produtor seja de Cachoeiro. Também é necessário possuir um lote mínimo de 10 sacas beneficiadas da amostra que enviou para análise.
De todas as amostras, serão classificadas as dez melhores, que passarão por uma nova coleta no lote respectivo. Dessa vez, das notas dadas pelos jurados, 80% vão representar a qualidade e 20% a sustentabilidade do café. A amostra que não atingir 50% da nota total será desclassificada.
Os cinco melhores colocados ganharão prêmios em dinheiro e as dez melhores receberão diploma de participação. Os prêmios variam de R$ 1 mil a R$ 6 mil. A solenidade de entrega da premiação está marcada para o dia 25 de outubro deste ano.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br