10/05/2013 13h59 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Incentivo à agricultura em Marechal Floriano e Domingos Martins.

Os municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins foram beneficiados com grandes investimentos no setor da agricultura na manhã deste sábado (04). O Governo do Estado entregou máquinas e equipamentos às prefeituras e associações dos municípios, que serão usados para a abertura de estradas vicinais, para facilitar o transporte e escoamento da produção rural e preparar o solo para o plantio.

O investimento do Governo do Espírito Santo foi realizado por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o valor é de aproximadamente R$ 1,7 milhão. As ações fazem parte do Programa ‘Vida no Campo’.

“Todas as nossas ações atendem a duas prioridades do Governo: chegar a quem mais precisa e alcançar o desenvolvimento regionalmente equilibrado. Para cumprir essas metas é preciso ter fortes ações na agricultura, que é um ponto de convergência para que possamos desenvolver o interior do Estado. Implantamos o maior programa de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar do Brasil, que é o Programa ‘Vida no Campo’, composto por 13 projetos nas áreas de infraestrutura, crédito rural, juventude rural, assistência técnica, entre outras”, afirmou o governador Renato Casagrande.

“Os municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins são muito importantes para a agropecuária com produção de hortaliças, frutas, avicultura e outras atividades. Esta é a maior entrega da história para a região com investimentos para melhorar a trafegabilidade das estradas e beneficiar o escoamento da produção. O Governo desenvolve ações para estruturar o interior, como o Programa ‘Vida no Campo’, para desenvolver a agricultura familiar capixaba e dar mais conforto a quem mora nas áreas rurais”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

“Este robusto repasse de equipamentos agrícolas, um dos maiores da história de Domingos Martins, vai impulsionar o setor mais forte da economia do município: a agricultura, principalmente a realizada pelos pequenos produtores. É da agricultura familiar que os alimentos saudáveis, de produção orientada pelo Incaper, cultivados com muita luta e suor, são destinados às grandes cidades e sustentam milhares de capixabas”, salientou o vice-governador Givaldo Vieira.

Investimento em equipamentos agrícolas

Em Marechal Floriano, a Seag entregou uma pá carregadeira e um caminhão basculante para a Prefeitura Municipal. Os recursos para a compra foram direcionados pela bancada capixaba da Câmara dos Deputados por meio de emenda parlamentar e somam R$ 410 mil.

“A prefeitura não contava com uma pá carregadeira como essa e, quando era necessário o equipamento, tínhamos que alugar. Agradeço à equipe do Governo por estar sempre presente e ajudando o nosso município e por nos trazer esses equipamentos no momento em que realmente precisamos”, afirmou o prefeito de Marechal Floriano Lidiney Gobbi.

Já em Domingos Martins, a Prefeitura recebeu duas motoniveladoras e um rolo compactador. Três associações também foram beneficiadas: a Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins com um caminhão baú isotérmico e a Associação Comunitária de Goiabeiras e a Associação do Pena, Alto Pena e Barra do Pena receberam, cada uma, um trator agrícola. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Seag e por emendas parlamentares estaduais e federais.

“Este é o momento de agradecer a todos que se uniram para trazer tantos investimentos para o nosso município. A agricultura é atividade importante para Domingos Martins e 35% dos cidadãos que vivem aqui retiram o sustento desta atividade”, afirmou o prefeito do Domingos Martins Luiz Carlos Prezotti Rocha.

“Nossa região é de pequenas propriedades de agricultores familiares e não temos condições de ter, individualmente, este equipamento. Por isso, nos reunimos em associações. O trator vai nos ajudar principalmente a preparar as estradas para escoar a produção das lavouras, além de preparar o solo para plantio”, afirmou o produtor rural Niobem Francisco Simmer, que é da comunidade de Goiabeiras e é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Domingos Martins e Marechal Floriano.

Programa ‘Vida no Campo’

Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o programa ‘Vida no Campo’ contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.

Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br