05/07/2013 12h57 - Atualizado em 07/03/2017 15h22

Incaper orienta crédito a produtores rurais capixabas

— Quero comprar um secador de café. Estou pensando em aproveitar a linha de crédito oferecida pelo Governo do Espírito Santo. – diz o agricultor.

— Sua lavoura produz a quantidade de grãos suficiente para justificar o investimento em um secador de café? Você pode usar o Crédito Rural para aumentar sua área e, assim, justificar a compra de um secador – orienta o técnico do Incaper.

Este diálogo, bastante comum nas visitas que o Incaper faz às propriedades rurais de base familiar do Espírito Santo, ilustra muito bem o diferencial do Incaper no que se refere ao Plano de Crédito Rural para o Espírito Santo – Safra 2013/2014. Enquanto muitos técnicos apenas ajudam o produtor a conseguir financiamento, o Incaper orienta na elaboração do projeto e faz o acompanhamento técnico durante todo o processo produtivo.

“O Incaper usa o crédito como instrumento de assistência técnica e extensão rural. Se o produtor aplica mal o dinheiro, ele corre o risco de não conseguir pagar depois”, explica José Braz Venturim, coordenador de agricultura familiar e crédito do Incaper. Ele ressalta ainda que os projetos de inclusão produtiva e aumento de renda orientados pelo Instituto vão ao encontro do Planejamento Estratégico do Incaper.

Segundo Venturim, o Espírito Santo se diferencia do restante do país: “No Brasil, o percentual de recursos do crédito rural aplicados em custeio é maior que em investimentos, ou seja, mais recursos aplicados na manutenção do que na infraestrutura de produção. No Espírito Santo isso acontece de forma inversa. No ano passado mais de 60% dos recursos foram aplicados em investimentos no meio rural. Isso é muito bom porque estamos criando estrutura produtiva nas propriedades rurais e, assim, fortalecendo o setor”, disse.

Assim, a atuação do Incaper no Plano de Crédito Rural para o Espírito Santo – Safra 2013/2014 consiste no crédito orientado e assistido para evitar a inadimplência do agricultor familiar; na identificação das comunidades com potencial para aplicar o crédito rural orientado; na busca do aumento de renda e inclusão produtiva; na orientação aos agricultores familiares interessados na elaboração de projetos para acessar os recursos; e na prestação de assistência técnica e extensão rural durante o andamento das atividades, de forma a sustentar os projetos em questão.

Para obter mais informações a respeito do Plano de Crédito Rural para o Espírito Santo- Safra 2013/2014, o produtor interessado deve entrar em contato com o Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper do município onde mora.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard