18/11/2015 12h51 - Atualizado em 07/03/2017 15h12

Incaper orienta alunos sobre reflorestamento em Viana

O reflorestamento é um dos protagonistas no combate às mudanças climáticas, no aumento dos recursos hídricos, na redução dos prejuízos na agricultura relacionados às enchentes, além da preservação da fauna e flora local. Foi pensando nisso que técnicos do escritório local do Incaper em Viana e da Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde levaram 25 alunos da rede municipal de ensino para estudar, planejar e plantar no entorno da nascente da localidade de São Paulo Viana. A ação teve o apoio da prefeitura municipal.

Para o agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper, João Marcos dos Santos Junior, é necessário difundir a experiência para toda a sociedade. “É preciso compreender a importância da recuperação de nascentes e demais áreas de preservação permanente, que isso não é apenas para cumprimento de leis, mas sim para o desenvolvimento sustentável e equilibrado do planeta”.

A equipe do Reflorestar Viana já havia feito o diagnóstico da nascente e determinado a área que seria reflorestada, bem como as espécies a serem plantadas. Os alunos receberam informações sobre a importância do reflorestamento e também plantaram mudas de espécies típicas da mata atlântica e da bacia do Rio Jucu que já haviam sido produzidas na fazenda.

O produtor que cedeu a área, o senhor Elmi Reinolhz, explicou que há tempos queria fazer este trabalho, mas ainda não havia tido apoio. Para ele “além de preservar a água, a ação embelezará a propriedade, que hoje explora o turismo rural”.

Segundo o chefe da Fazenda Reginaldo Conde, Afonso Carlos Valentim, a atividade vem ao encontro das novas diretrizes de sustentabilidade priorizadas pelo Incaper e envolve vários elos da sociedade, como estudantes, professores, produtores rurais, além dos governos municipal e estadual.

Programa Reflorestar

O Programa Reflorestar Viana surgiu em 2014 e desde o início o Incaper é parceiro. Para saber mais detalhes sobre o programa, é só entrar em contato com o escritório local do Incaper em Viana no (27) 3255-2512.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27)3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf e Ceasa)