09/08/2013 13h55 - Atualizado em 07/03/2017 15h26

Incaper oferece oficina de chás e xaropes com plantas medicinais na GranExpoES

Cerca de 120 pessoas participaram da oficina de chás e xaropes com plantas medicinais na última quinta-feira (08), na GranExpoES. A atividade foi promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parcerias com as Pastorais da Saúde.

Na ocasião, os participantes aprenderam algumas formulações caseiras como solução antimicótica, xarope para rinosinusite e shampoo para queda de cabelo. “Foram apresentadas formulações simples e com ingredientes fáceis de serem encontrados. Houve uma troca de informações entre os diversos tipos de públicos”, afirmou a coordenadora do projeto de plantas medicinais, Fabiana Ruas.

O público participante das oficinas foi bastante diversificado. Estiveram presentes professores de faculdades, grupo de estudantes dos cursos de psicologia e farmácia, produtores rurais, e integrantes das pastorais da saúde de diversos municípios. Ao final da atividades, eles puderam levar mudas de plantas medicinais e amostras das formulações fitoterápicas feitas na oficina.

Para a integrante da Pastoral da Saúde da Glória, Marinelma Tressmann, a participação na oficina contribuiu para melhorar a forma de preparo de medicamentos. “Pela oficina, conhecemos melhor a maneira de preparo das plantas, o que ajuda muito no nosso trabalho. Atendemos na comunidade todo típico de público, que nos procura para tratar doenças como bronquite e câncer”, disse Marinelma.

A participante Iracema Proscholdt é moradora de Viana e realizou a oficina. O seu interesse foi devido a problemas próprios de saúde. “Tenho muito alergia e imunidade baixa. O uso das plantas medicinais é minha esperança”, relatou Iracema, que evita o uso de medicamentos tradicionais.
Próximas atividades

Um curso de plantas medicinais será realizado na Sede do Incaper, em Vitória, entre os dias 17 e 19 de setembro. No dia 20, haverá uma oficina de chás e xaropes na Fazenda Experimental Engenheiro Reginaldo Conde, em Jucuruaba, Viana. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (27) 3636-9805.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard