22/07/2015 05h30 - Atualizado em 07/03/2017 15h08

Incaper acompanha a 86ª Semana do Fazendeiro, em Viçosa

Cinco estudantes do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) de Chapadinha, em Nova Venécia e 39 agricultores da cidade, participaram da 86ª Semana do Fazendeiro, realizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com apoio da Secretária Municipal de Agricultura do município e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A participação no evento envolveu a Associação de Agroindústria e Artesanato, Universo Orgânico, Associação de Flores, Associação de Cristalino, Associação da Região do Dantas, Associação do Caboclo, Associação de Barra da Boa Vista, Associação Córrego da Volta e Associação de Água Limpa.

O evento abordou o tema “Campo e cidade: diálogo para um futuro sustentável”. Segundo a zootecnista e extensionista do Incaper, Alice Bitencourt Teixeira, todos que participaram puderam acompanhar, durante uma semana, leilões, exposições, estandes diversos, atividades culturais – artesanato, por exemplo – e troca de saberes para produtores e empresários rurais, funcionários de órgãos vinculados ao meio rural e alunos da escola técnica agrícola. “Os inscritos também puderam acompanhar os dias de campo em uma propriedade próxima à universidade, que mostra o resultado da integração entre lavoura, pecuária e floresta”.

Segundo a extensionista do Incaper, Jozyellen Nunes da Costa, o Instituto acompanhou os participantes capixabas com o objetivo de inserir agricultores e estudantes de escolas agrícolas no universo da tecnologia, inovação e pesquisas realizadas pela UFV em diversas áreas da cadeia produtiva rural agrícola: como pecuária, criação de galinhas caipira, fruticultura, piscicultura, olericultura e atividades rurais não agrícolas como agroindústria, turismo rural e artesanato. E, além disso, em cursos sobre gerenciamento da propriedade, comercialização dos produtos agroindustriais e classificação e degustação do café.

Após essa atividade, os técnicos vão realizar ações que somam os conhecimentos que foram disseminados durante o evento, já que a maioria dos agricultores que participaram das atividades está inserida no projeto Assistência Técnica e Extensão Rural Sustentabilidade (ATER), do Incaper, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“A ação foi de grande valia, pois fortalece o trabalho da extensão rural que compreende educação não formal de caráter continuado no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais”, concluiu Jozyellen da Costa.

De acordo com secretário municipal de Agricultura de Nova Venécia, Theomir Basseti Filho, essa ação será benéfica para a cidade, pois os agricultores perceberam a importância da inovação, das tecnologias viáveis para melhorar a sua propriedade o seu empreendimento, desta forma ajudando o crescimento social e econômico do município.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br