07/10/2014 05h50 - Atualizado em 07/03/2017 15h03

Imagens aéreas otimizam trabalho de fiscalização em Alegre

Uma novidade tem otimizado os trabalhos de fiscalização na área de atuação do Escritório Local do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) em Alegre. Uma câmera filmadora foi acoplada a um aeromodelo (do tipo asa zagi) pelo engenheiro agrônomo Alisson Rodrigues Nunes. O equipamento sobrevoa as áreas a serem fiscalizadas gerando vídeos que podem ser posteriormente analisados pelas equipes em terra.


Segundo Alisson, a ideia de comprar o equipamento veio para complementar o trabalho de fiscalização. “Temos melhor qualidade para confecção dos laudos e as imagens geradas oferecem melhor visualização dos possíveis danos identificados. Seis trabalhos já foram realizados com o auxílio dos aparelhos em atividades em que a visualização total do dano não seria tão facilmente identificada na fiscalização em terra”, diz.
O aeromodelo “asa zagi” é feito de isopor, com 1,20 de envergadura, e tem um alcance de dois quilômetros, embora seja utilizada pelo servidor até onde se mantenha visibilidade do equipamento, já que ele é controlado por terra (pilotagem remota).

Os vídeos capturados permitem a geração de imagens (fotografias), que podem alimentar o Simlam para a confecção de laudos de fiscalização.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard