02/08/2013 12h13 - Atualizado em 07/03/2017 15h25

II Encontro Regional do Projeto ‘Incluir no Campo’ acontece em quatro cidades do Estado

As próximas reuniões do Projeto Incluir no Campo serão realizadas a partir da próxima semana em quatro regiões do Estado. As primeiras cidades que irão receber o evento são Nova Venécia, no dia 06, e Linhares, no dia 07. Seguidas ainda de Domingos Martins e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente nos dias 14 e 15 de agosto.

De acordo com Izaías Bregonçi, gerente do programa ‘Incluir no Campo’, o objetivo deste II Encontro Regional é realizar um momento de integração das equipes municipais que possibilite trocas de experiências. “As reuniões também acontecem a fim de gerar uma capacitação técnica, explicando os próximos passos do programa para que a meta do Incluir no Campo seja alcançada. Nós queremos acompanhar 8.000 famílias rurais em situação de extrema pobreza até 2014”, ressaltou Bregonçi.

O gerente do programa ‘Vida no Campo’, Luiz Bricalli, enfatizou a importância do ‘Incluir no Campo’ a essas famílias. “Este projeto é uma importante estratégia para oferecer as oportunidades do Programa Vida no Campo às famílias rurais em extrema pobreza. Entre elas o crédito fundiário e rural, assim como assistência técnica e extensão, capacitação, construção de moradias, e apoio na comercialização dos produtos agrícolas”, disse Bricalli.

As reuniões são direcionadas aos técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e das Secretarias Municipais de Agricultura e Assistência Social e Direitos Humanos. Todas essas instituições são parceiras, junto do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), na realização desse evento promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Incluir no Campo

Os agricultores familiares têm mais oportunidades de inclusão produtiva e promoção da cidadania, principalmente nas áreas rurais onde ainda existem muitos em situação de extrema pobreza. O Governo do Espírito Santo desenvolve o Projeto Incluir no Campo, que tem a meta de até 2014 beneficiar 8 mil famílias com renda per capita de até R$ 70,00 por mês.

Dentre os agricultores beneficiados estarão meeiros, parceiros, diaristas, indígenas, quilombolas e pescadores. Por meio do Programa Vida no Campo, do Governo do Espírito Santo, e do Programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, são oferecidas oportunidades para emissão de documentos, complementação de renda, assistência técnica, comercialização da produção, construção de moradias, cursos de capacitação profissional, acesso à terra, crédito rural, entre outras.

O primeiro passo para o agricultor familiar se beneficiar do Projeto Incluir no Campo é se cadastrar na Secretaria Municipal de Ação Social, onde poderá obter outras informações.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br