09/08/2013 13h53 - Atualizado em 07/03/2017 15h26

Idaf trabalha no controle sanitário dos animais da GranExpoES

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) está presente na GranExpoES 2013 antes mesmo do evento ser aberto ao público. Isso porque o Instituto atua realizando o controle de entrada e saída de animais que participam da exposição agropecuária. Desde o último sábado (03), foram recebidos mais de 1.360 animais, entre bovinos, ovinos, caprinos, equídeos, além de coelhos, peixes, pássaros, dentre outros. A previsão é de que, até domingo (11), o evento receba ainda mais animais que participarão de provas de julgamento.

O coordenador da equipe de fiscais, Antônio de Oliveira Marques Júnior, médico veterinário do Idaf, explica que a atuação do Instituto é necessária para o controle sanitário. “Checamos se os animais que chegam para a exposição estão com os documentos obrigatórios, como a Guia de Trânsito Animal e eventuais exames, como de mormo, brucelose, tuberculose e anemia infecciosa equina, por exemplo. Dessa forma, é possível evitar a introdução de doenças no Estado, que podem impactar intensamente na economia local”, explica o veterinário.

É importante destacar que os animais sem a documentação obrigatória não podem ingressar no espaço. “Esse controle é essencial, pois sem alguns documentos não temos como garantir a sanidade dos animais, podendo colocar em risco os demais que estão no parque. Dessa forma, é preciso que eles retornem ao local de origem”, explica Antônio.

Guia de Trânsito Animal

A GTA é o documento oficial e obrigatório que autoriza o trânsito intra e interestadual de animais destinados à cria, engorda, reprodução, abate e participação em eventos. A GTA também é utilizada na rastreabilidade de animais vivos, por isso, deve ser emitida uma guia para cada origem e para cada destino.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard