18/06/2015 14h29 - Atualizado em 07/03/2017 15h07

Idaf fará seminários sobre as mudanças na legislação da inspeção animal no Estado

Começa no dia 23 deste mês uma série de seminários, promovidos pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), com orientações aos produtores e empresários sobre as mudanças na legislação da inspeção animal estadual e os impactos na agroindústria familiar capixaba. Os encontros acontecerão em sete regiões do Estado.

O principal assunto abordado será sobre a modificação na inspeção dos matadouros frigoríficos. O processo, que antes era realizado por um profissional do Idaf, passará a ser feito por uma empresa terceirizada, o que facilitará e beneficiará a produção dos frigoríficos.

“A mudança na legislação de inspeção animal vem para somar. Ao terceirizar esses profissionais, a inspeção realizada no local poderá ser feita em uma carga horária de tempo maior, proporcionando às empresas um amento na produção”, destaca José Maria de Abreu Junior, diretor presidente do Idaf.

Os profissionais do Idaf que são responsáveis pelo serviço de inspeção nos frigoríficos no Estado serão remanejados para atuarem em outras áreas de atendimento à população. “Vamos ter mais profissionais atuando em diversos setores, agilizando os processos que às vezes ficavam parados por falta de profissionais”, comenta José Maria Abreu Junior.

Durante os seminários também será apresentada a mudança na publicação de dois decretos assinados pela presidente Dilma Rousseff e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. O decreto de número 8444 altera o sistema de inspeção federal – passa a ser realizado periodicamente em laticínios e pescados pelo Instituto, mas como essa prática já era feita pelo Idaf, o sistema não sofrerá alteração no âmbito estadual. Já o decreto de número 8445, tem alteração na regulamentação de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), que antes era administrado pelo Governo Federal e agora será pelo Estado.

Inspeção animal no Estado

Atualmente funcionam 19 matadouros frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual. Em cada estabelecimento tem um médico veterinário do Idaf acompanhando e inspecionando desde a chegada do animal, todo o processo de abate até a expedição das carcaças. A inspeção é realizada em duas etapas: a dos animais ainda vivos – inspeção ante mortem – que verifica clinicamente as condições de saúde dos animais. Concluída esta etapa tem a inspeção após o abate – inspeção pós mortem – que identifica criteriosamente se há na carcaça e vísceras doenças como brucelose, tuberculose, cisticercose, dentre outras.

Os técnicos inspecionam todas as partes animais abatidos, uma a uma, no intuito de certificar que o consumidor receba em sua mesa um alimento seguro e de qualidade. Neste processo, observam-se ainda as boas práticas de fabricação, a higiene dos estabelecimentos, dos funcionários, dos equipamentos, dos materiais utilizados e a estocagem correta dos alimentos (refrigeração adequada das carnes).

Serviço:
Horários e locais onde serão realizados os seminários
Cariacica
23/06 às 15 horas
Estância Vale do Moxuara, km 3

Santa Teresa
24/06, às 9 horas
Casa da Cultura de Santa Teresa

Venda Nova do Imigrante
30/06, às 15h30
Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante (Vila Betânia, ao lado da Igreja Santa Terezinha)

02/07, às 9 horas