19/07/2013 11h40 - Atualizado em 07/03/2017 15h23

Guaçuí promove I Festival de Café

O município de Guaçuí possui aproximadamente 1.500 propriedades rurais de café, sendo mais de 90% de agricultores familiares. Pensando neles, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), irá realizar neste sábado (20) e domingo (21) o I Festival do Café Caparaó Capixaba.

O evento tem como objetivo mostrar a importância do café nas montanhas capixabas e também movimentar a cidade na área do turismo e comércio. Já a programação do festival reúne informações, gastronomia e diversão.

Para manter os produtores atualizados, as palestras serão sobre diversos temas como: oportunidades e desafios, sustentabilidade na produção, agricultura regional e a história do café no município.

Na área da culinária, várias barracas apresentarão produtos à base de café. E as receitas, os agricultores aprenderam durante um curso. Já no domingo, o cardápio do almoço terá frango ao molho de café. Para degustar essa iguaria o participante irá pagar R$ 10,00 pelo prato.

Segundo o chefe do escritório do Incaper no município, Fabio Morandi de Morais, a meta do curso foi apresentar uma nova forma de geração de renda para as famílias. “Muitos moradores produzem café e quisemos mostrar que não é só a colheita que pode gerar dinheiro para eles. Com as receitas eles aprenderam que é possível ter uma renda extra já que o preço do produto varia”.

O evento é aberto ao público e apenas os shows e o almoço de domingo serão cobrados. Cada noite de show e o prato custarão R$ 10,00. A programação de sábado (20) começa a partir das 16h, já no domingo o festival abre os portões às 9h.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br