09/01/2015 14h48 - Atualizado em 07/03/2017 15h05

Grande Vitória tem chuviscos depois de 24 dias secos

Na manhã desta sexta-feira (09), algumas nuvens conseguiram avançar até a Grande Vitória, provocando chuvas rápidas na região de Fundão e chuviscos em alguns pontos da Serra, Cariacica, Vitória e Vila Velha, que não registravam chuva desde a terceira semana de dezembro de 2014. Infelizmente, o chuvisco sequer molhou o asfalto e não há expectativa de chuva significativa para os próximos dias na Grande Vitória.

Nos últimos dias, um sistema de alta pressão localizado à superfície se reposicionou sobre o oceano, trazendo muita umidade para o centro-norte do Estado. Junto às circulações costeiras locais, este vento úmido tem formado algumas nuvens e provocado chuva passageira regularmente nessa região. Ainda pode chover de forma rápida num momento ou outros dos próximos dias, na região Nordeste capixaba.

O reposicionamento do sistema de alta pressão em baixos níveis da atmosfera mudou a circulação dos ventos próximos à superfície, barrando o aumento exagerado da temperatura em todo o Estado e dificultando a formação de nuvens de chuva sobre o Sul-Caparaó e sul serrano, onde ainda estava ocorrendo alguma pancada isolada de chuva da tarde para a noite, até a semana passada. O tempo deve seguir seco nestas áreas do Estado.

Bloqueio atmosférico

De acordo com a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), um bloqueio atmosférico tem mantido o tempo seco e quente na maior parte do Estado, durante as últimas três semanas, pelo menos. Este sistema meteorológico nada mais é que um anticiclone, sistema de alta pressão ou, mais popularmente, massa de ar seco. Mas não é qualquer massa de ar seco, uma vez que esta estaciona sobre uma determinada região por 5 ou mais dias. Um bloqueio atmosférico geralmente é identificado na porção média da troposfera, ou seja, por volta de 5 km de altura em relação à superfície do mar.

Existem três tipos de bloqueio atmosférico, sendo que, no caso atual, o sistema têm provocado um longo veranico, período longo de estiagem, acompanhado por calor intenso, forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa ou em pleno inverno, principalmente na Grande Vitória e no leste da região Serrana. Em agosto de 2012, um outro tipo de bloqueio atmosférico resultou num efeito contrário, provocando muita chuva em todo o Estado.

Confira a previsão do tempo em http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard