07/12/2013 12h34 - Atualizado em 07/03/2017 15h36

Governo vai pavimentar estrada rural de 17 km em Santa Maria de Jetibá

Fotos: Mike Figueiredo/Seag

A estrada rural que liga Caramuru a Alto Jetibá e a São Sebastião de Baixo, em Santa Maria de Jetibá, começa a ser pavimentada nos próximos dias. O governador Renato Casagrande assinou, na tarde desta sexta-feira (06), a ordem de serviço para o asfaltamento do trecho de 17,5 quilômetros de extensão, que atualmente é de terra batida, por meio do Programa ‘Caminhos do Campo’.

A estrada começa onde está sendo construída uma unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na comunidade de Alto Jetibá, e segue até Caramuru. Então, a pavimentação vai ligar também Caramuru até São Sebastião de Baixo. O investimento do Governo do Espírito Santo para pavimentar a estrada supera a marca dos R$ 13 milhões.

“Estamos trabalhando para que as pessoas do interior do Estado tenham as mesmas condições e oportunidades de quem mora nos grandes centros. Por isso, o nosso Governo desenvolve uma série de programas para levar pavimentação de estradas rurais, equipamentos agrícolas, telefonia móvel e Internet 3G e outras ações que reforçam a estrutura das comunidades do campo”, afirmou o governador Renato Casagrande.

“O povo de Santa Maria de Jetibá só tem a agradecer esta obra e todos os outros investimentos que o Governo do Espírito Santo tem trazido para o nosso município, deixando nossa população muito satisfeita”, disse o prefeito Eduardo Stuhr.

O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que a Seag vai pavimentar, até o fim do ano de 2014, quase 550 quilômetros de estradas rurais. “Esta obra do ‘Caminhos do Campo’, além de beneficiar os agricultores no escoamento da produção e para o ir e vir das pessoas, vai permitir o acesso à educação, ciência e tecnologia, por pavimentar a chegada ao Ifes. Este é um dos maiores investimentos já realizados na região de Caramuru e mostra que o Governo do Espírito Santo colocou definitivamente o interior capixaba na pauta de prioridades de planejamento e execução”, declarou.

Uma das beneficiadas pela chegada do asfalto será a agricultora Mônica Bönning Zietlow. Ela mora com o marido na comunidade de Alto Jetibá e trabalha com o plantio de hortaliças em geral, inhame e gengibre. “Estamos ansiosos com o anúncio das obras e ficamos muito felizes. Aqui chove bastante e a estrada fica muito ruim e, às vezes, não conseguimos passar. O asfalto vai trazer grande benefício para nós”, afirmou.

Programa ‘Caminhos do Campo’

‘Caminhos do Campo’ é o programa de pavimentação de estradas rurais desenvolvido pela Seag. O objetivo desse projeto é adequar e revestir as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar, para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis.

Além disso, o programa pretende aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e a quantidade de propriedades aptas ao agroturismo. O Programa Caminhos do Campo está beneficiando os produtores rurais capixabas e levando desenvolvimento para todo o Estado do Espírito Santo.

Mike Figueiredo
comunicacao@seag.es.gov.br