04/12/2015 11h53 - Atualizado em 07/03/2017 15h14

Governo retoma obras do programa Caminhos do Campo em Vila Pavão

As obras do programa Caminhos do Campo continuam sendo retomadas. Nessa quinta-feira (3), o programa chegou em Vila Pavão, onde foi ordenado o reinício do serviço. O vice-governador César Colnago e o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, não puderam comparecer à solenidade para assinatura devido ao mau tempo, mas autorizaram o reinício das obras de pavimentação da estrada rural que liga a sede de Vila Pavão ao distrito de Praça Rica.

O trecho a ser pavimentado possui 13,17 quilômetros e o investimento do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura será de R$ 8,49 milhões. Com o asfalto e sinalização adequada, a estrada irá garantir mais agilidade e segurança para o escoamento da produção agrícola, além de melhorar a infraestrutura de acesso às comunidades da região.

O Caminhos do Campo também contribui para aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e, com isso, promove o desenvolvimento do agroturismo, uma atividade que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais.

O gerente de obras do programa Caminhos do Campo, José Arthur Bermudes, falou sobre a expectativa. "O secretário Octaciano, juntamente com o vice-governador Cesar Colnago, já autorizaram e as obras para o trecho Vila Pavão x Praça Rica, de quase 14 quilômetros, foram iniciadas e já possuem 3 quilômetros prontos. Vale destacar que o tempo chuvoso impossibilitou a presença do vice-governador Cesar Colnago e do secretário de Agricultura, Octaciano Neto, que se comprometeram a acompanhar o andamento das obras em breve.”

O prefeito de Vila Pavão, Eraldino Tesch, destacou a iniciativa do Governo Estadual com ação que melhorará o tráfego, principalmente devido aos períodos chuvosos que afetam a estrada. "Vai melhorar e muito o escoamento de toda a produção agrícola da região, como Praça Rica, Conceição do XV, assentamento 3 corações e demais localidades. Toda a população será beneficiada, do pessoal que.transporta leite e o acesso às escolas"

O produtor rural e comerciante, Artur Pagung, mora em Praça Rica há mais de 50 anos e valorizou o asfaltamento. "Em época de seca é poeira e em época de chuva fica a terra barrenta. Chegamos a ficar de um a dois dias sem trafegar, o que atrapalha nossas produções. É de grande importância não só para a gente que mora ali, mas para a região toda".

Desenvolvimento
O compromisso do Governo do Estado é o de conclusão de todas as obras do programa Caminhos do Campo que estavam paralisadas até o final de 2018. Na próxima semana serão divulgadas as datas das próximas assinaturas de ordens de serviço para reinicio das obras em outros trechos.

Caminhos do Campo
O Caminhos do Campo teve início em 2003 e é considerado o maior programa de infraestrutura voltado para o interior já realizado na história do Espírito Santo. Ao todo, já foram pavimentados 117 trechos de estradas vicinais por todo o Estado, totalizando mais de 860 quilômetros e um investimento de R$ 400 milhões.

O compromisso é concluir até 2018 todas as 26 obras paralisadas pela gestão anterior. A pavimentação de cada trecho está sendo reiniciada de acordo com a mobilização das empresas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag Daniel Simões
27 98849 9814 - 27 3636-3700
Assessoria de Comunicação Ceasa-ES Daniel Borges
Texto: Daniel Borges
27 98849-5626 - 3636-3689
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard