26/11/2015 13h01 - Atualizado em 07/03/2017 15h13

Governo retoma obras do programa Caminhos do Campo

As obras do programa Caminhos do Campo, paralisadas desde o final do ano passado, foram retomadas nesta quinta-feira (26). O vice-governador César Colnago e o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, autorizaram o reinício das obras de pavimentação da estrada rural que liga Inhaúma, em Iconha, à Monte Alegre, em Rio Novo do Sul. A solenidade foi realizada em Inhaúma e reuniu centenas de moradores.

O trecho a ser pavimentado possui 7,9 quilômetros e o investimento do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura será de R$ 7,76 milhões. Com o asfalto e sinalização adequada, a estrada irá garantir mais agilidade e segurança para o escoamento da produção agrícola, além de melhorar a infraestrutura de acesso às comunidades da região.

O Caminhos do Campo também contribui para aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e, com isso, promove o desenvolvimento do agroturismo, uma atividade que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais.
O evento também contou com a presença do prefeito de Iconha, João Paganini, dos deputados estaduais Gilson Lopes, Marcos Mansur e Rodrigo Coelho, além de lideranças comunitárias e representantes de associações de produtores rurais da região.

Desenvolvimento

O vice-governador César Colnago enfatizou o compromisso do Governo do Estado em concluir até o final de 2018 todas as obras do programa Caminhos do Campo que estavam paralisadas “Estamos retomando o programa com o reinício dessas 26 obras. A estrada de Inhaúma, região produtora de banana e café, é a primeira desta série. Estamos cumprindo o compromisso do Estado e digo que isso não é um favor, mas um direito do contribuinte que paga seus impostos. É um programa importante que oferece melhores condições de segurança e conforto para produtores rurais e turistas”.

O prefeito João Paganini destacou que a pavimentação da estrada era uma obra reivindicada há muitos anos. “Essa é uma obra muito importante para o município, pois vai melhorar a vida das famílias que vivem aqui e possibilitar o desenvolvimento do agroturismo na região. É uma obra muito bem vinda para nós de Iconha. Ela vai integrar mais nosso município e ajudar os produtores a escoar a produção, principalmente de banana e café”, ressaltou.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, ressaltou o esforço do Governo para conseguir reiniciar as obras paralisadas do programa Caminhos do Campo. Octaciano lembrou que, desde o início do ano, o Governo vinha negociando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a abertura de uma linha de financiamento para possibilitar a retomada dessas obras.
“Com a aprovação da Lei Complementar 800, no último mês de junho, e a consequente criação do Fundo Especial de Apoio ao Programa Caminhos do Campo, foi possível mobilizar as empresas responsáveis para que pudéssemos estar aqui autorizando o reinício dessa obra tão aguardada pelas comunidades da região”, afirmou.

Octaciano Neto ressaltou que até o final do ano serão reiniciadas outras 15 obras do Caminhos do Campo em todas as regiões capixabas. “Finalizamos recentemente a primeira etapa do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o Pedeag 3. Estamos pensando o presente e o futuro do nosso agronegócio. E obras de infraestrutura como essa, que estamos reiniciando hoje, são vetores para o desenvolvimento do interior do Estado”, frisou.

O produtor rural Florismar José Paulino comemorou a retomada das obras e destacou que a pavimentação da estrada vai beneficiar vários produtores da região. “Vai melhorar bastante. Hoje, quando chove fica muito difícil transitar por essa estrada. E quando o tempo está firme é muita poeira. Minha família está começando um pequeno negócio de produtos caseiros e essa obra também vai nos ajudar a escoar nossa produção”, destacou.

Caminhos do Campo

O Caminhos do Campo teve início em 2003 e é considerado o maior programa de infraestrutura voltado para o interior já realizado na história do Espírito Santo. Ao todo, já foram pavimentados 117 trechos de estradas vicinais por todo o Estado, totalizando mais de 860 quilômetros e um investimento de R$ 400 milhões.

O compromisso é concluir até 2018 todas as 26 obras paralisadas pela gestão anterior. A pavimentação de cada trecho está sendo reiniciada de acordo com a mobilização das empresas. As próximas ordens de serviço para a retomada dos trabalhos serão assinadas nesta sexta-feira (27) e no sábado (28), nos municípios de Viana e São Roque do Canaã, respectivamente.

Daniel Simões
27 98849 9814 - 27 3636-3700