10/05/2013 13h44 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Governo repassa caminhão a cafeicultores de São Roque do Canaã

Os produtores rurais da Associação de Agricultores Familiares de Sagrado, em São Roque do Canaã, já contam com um caminhão 0km para transportar a produção e insumos da atividade cafeeira.

Nesta sexta-feira (03), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) repassou o novo equipamento para uso das cerca de 60 famílias vinculadas à Associação. A entrega faz parte das ações do Programa ‘Vida no Campo’, com investimento na ordem de R$ 102 mil.

A solenidade contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, do prefeito de São Roque do Canaã, Marcos Guerra, de lideranças locais e dos cafeicultores da região.

“Hoje damos mais um passo para contribuir com a agricultura familiar no Espírito Santo. Olhando em volta, aqui na sede da associação vemos esse galpão, o secador de café e agora esse caminhão. Todos são investimentos realizados com recursos públicos para beneficiar essas famílias que investem na cafeicultura de conilon”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O novo caminhão já vem equipado com carroceria de madeira e vai servir para o transporte destinado ao beneficiamento e a comercialização da produção, bem como dos insumos e outros produtos necessários à atividade agrícola.

“Esse caminhão é de extrema importância para favorecer o nosso trabalho, ainda mais agora no período da safra. Vamos economizar muito com o frete que tínhamos que pagar a terceiros. Com isso vamos lucrar mais”, comemora o cafeicultor Idaury Redgueri.

Na última safra, a produção acumulada dos cafeicultores da associação somou 5.3 mil sacas piladas de café conilon.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br