11/06/2015 10h32 - Atualizado em 07/03/2017 15h07

Governo repassa à Conab área para implantação de Armazéns de Grãos em Viana

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), irá repassar para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a titularidade de uma área de 100 mil metros quadrados, no município de Viana, onde será implantado um Complexo de Armazenagem de Grãos com capacidade para 75 mil toneladas de milho.

A cessão da área para a Conab será formalizada nesta quinta-feira (11), às 18 horas, durante a solenidade de abertura da 3ª FAVESU – Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante. O evento contará com a presença do governador Paulo Hartung e do presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos.

A implantação do equipamento atende a uma antiga reivindicação de avicultores e suinocultores capixabas e vai contribuir para a redução nos custos da ração utilizada pelos produtores, além de retirar das estradas mais de mil carretas bitrem por mês, que hoje fazem o transporte do grão para o Estado, vindas, principalmente, da região Centro-Oeste. O projeto arquitetônico e de engenharia do complexo de armazenagem já está sendo finalizado e deve ser concluído no início do segundo semestre.

A expectativa é que as obras comecem até o início de 2016 e sejam concluídas em 12 meses. O investimento do Governo do Estado na desapropriação da área foi de R$ 13,5 milhões. Já as obras físicas, que serão executadas pela Conab, estão estimadas em mais de R$ 40 milhões.

Insumo

O milho é o componente predominante das rações das aves e suínos, correspondendo a 70% do insumo necessário para a produção de ovos, de carne suína e de frango. O complexo de armazenagem ficará localizado à beira da BR 262, anexo à Ferrovia Centro Atlântica. O transporte do grão será viabilizado por meio de linha férrea, o que diminuirá consideravelmente o custo do frete para os produtores.

O consumo de milho no Espírito Santo é estimado em mais de 750 mil toneladas/ano, enquanto a produção atinge menos de 10% dessa demanda. O complexo de armazenagem de milho em Viana é o único desse tipo na região Sudeste. Além de atender à demanda dos produtores capixabas, o complexo de armazenagem será utilizado para abastecer partes das regiões Nordeste, Sudeste e até do Sul do país.

Serviço:

Evento: Solenidade de transferência de área localizada no município de Viana, onde será implantado um Complexo de Armazenagem de Grãos.
Quando: Quinta-Feira - dia 11 de junho
Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante.

Daniel Simões
27 98849 9814 - 27 3636-3700