07/04/2014 10h05 - Atualizado em 07/03/2017 15h39

Governo repassa 238 mil mudas de cacau a produtores rurais

Os produtores rurais que investem no cultivo do cacau contam com um importante incentivo para revigorar as lavouras. O Governo do Espírito Santo confirmou o repasse de 238,8 mil mudas aos produtores cadastrados nos programas de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau (Cacau Sustentável) e Campo Sustentável. O Investimento da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) na aquisição das mudas foi de R$ 1,24 milhão.

Nesse sábado (05), durante a GranExpoNorte, a Seag e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) entregaram 13 mil mudas de cacau seminais enxertadas a produtores rurais da Associação de Cacauicultores de Linhares (Acal), município que possui cerca de 90% da área plantada de cacau no Estado.

“As lavouras de cacau também protegem o meio ambiente porque em sua maioria são sistemas agroflorestais conduzidos sob a nossa Mata Atlântica, e ao recuperar essa cultura que sofre com a praga vassoura-de-bruxa, o Governo do Estado recupera a renda das famílias e preserva um dos principais biomas do nosso Estado e do país”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

As mudas são de uma variedade resistente à vassoura-de-bruxa, principal doença que afeta as lavouras capixabas, provocando perdas e prejuízos na produção.

Para cada muda recebida, o produtor assume o compromisso de eliminar duas plantas contaminadas na lavoura e fornecer hastes das novas plantas para produção de mais mudas resistentes. Contabilizando as 200 mil mudas que irão atender os produtores que aderiram ao Cacau Sustentável, serão eliminadas 400 mil plantas infectadas.

“Nossa estratégia inclui a distribuição de mudas e responsabilidade para todos os envolvidos com a cacauicultura na pesquisa, assistência técnica, oferta de crédito, pagamento por serviços ambientais, além do compromisso dos cacauicultores devolverem o material genético recebido para seus vizinhos no futuro, o que vai acelerar o processo de renovação dos plantios em decadência”, destaca Enio Bergoli.

Além da Acal, outros cacauicultores também serão beneficiados. Para receber as mudas, os agricultores devem estar cadastrados no Incaper e na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Outras 100 mil mudas serão adquiridas e repassadas pela Seag ainda em 2014 e essa quantidade será a para 2015.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700
leonardo@seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard