23/09/2013 13h46 - Atualizado em 07/03/2017 15h30

Governo leva telefonia móvel e Internet a áreas rurais de todas as regiões do ES


Fotos: Thiago Guimarães/Secom

O Governo do Espírito Santo publicou, nesta segunda-feira (23), um novo edital para a contratação de empresa especializada para instalar serviços de telefonia móvel e Internet 3G em mais 71 localidades rurais de 60 municípios de todas as regiões do Espírito Santo. A ação é da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do Programa Comunicação no Campo, com investimentos que podem chegar a R$ 21,3 milhões.

Durante a solenidade foi apresentado aos prefeitos e lideranças dos municípios beneficiados - as localidades rurais que serão contempladas e o cronograma prévio de instalação dos serviços. Cerca de 1000 participantes compareceram a atividade, com destaque para 51 prefeitos municipais, 14 deputados estaduais, quatro deputados federais, secretários de Estado entre outras autoridades.

O governador Casagrande lembra que as estradas são fatores de integração, de desenvolvimento, e que, da mesma forma, a comunicação por telefone móvel e a internet são essenciais para garantir um futuro melhor para quem vive no campo.



"Nosso desejo é levar sinal de internet e telefonia a todos os cantos do Espírito Santo, porque qualidade de vida é essencial para quem decide viver no campo, e a tecnologia também garante essa condição. Dez de nossos distritos já estão conectados ao mundo, graças a essa iniciativa pioneira em todo o país – uma ideia capixaba. Agora, serão mais 71 distritos espalhados pelo Estado, que também terão acesso à comunicação, e dessa forma, mantendo a nossa organização e capacidade de investimento, vamos avançar muito mais, até termos uma grande nuvem de dados, de informação, cobrindo todo o Espírito Santo", disse.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 145.466 pessoas vivem nas regiões das comunidades que serão beneficiadas. A expectativa da Seag é definir a empresa vencedora, de acordo com os prazos legais, e iniciar a implantação das torres de telefonia móvel e Internet 3G no mês de novembro.



“Esse é um dia histórico para a infraestrutura rural capixaba. Hoje, é um dia de inclusão, um dia de tirar nossas comunidades rurais do isolamento. Daqui a algum tempo vamos ver bem o que estamos fazendo para a nossa gente. O Espírito Santo com certeza possui o mais robusto programa de apoio a agropecuária do Brasil e investir neste setor é uma pauta prioritária do Governo do Estado. O Comunicação no Campo é um programa inédito no Brasil onde estamos levando o que há de melhor em sinais de telefone e internet existentes no país. Os benefícios para o agricultor e para a população do interior são imensuráveis.”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Claro, Oi, Tim e Vivo poderão participar do Chamamento Público para realizar os serviços, que estarão divididos em lotes. A vencedora será aquela que apresentar a melhor proposta. O Governo do Espírito Santo vai investir até R$ 300 mil para a implantação de cada torre e o pagamento não necessitará de desembolso antecipado. Os custos de implantação serão da operadora vencedora, que após a conclusão dos trabalhos terá o valor investido descontado do ICMS devido ao Estado.



"Em nome de todos os prefeitos, agradeço o carinho com que o Governo do Espírito Santo vem trabalhando para beneficiar os municípios do interior. Temos confiança no governador Renato Casagrande e reconhecemos o empenho e o esforço das ações para levar mais benefícios para a população do campo", destaca o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim.

Esse modelo foi o adotado no Projeto Piloto que instalou recentemente telefonia móvel e Internet 3G nas localidades de Barra do Mangaraí (Santa Leopoldina), Garrafão (Santa Maria do Jetibá), São Jorge Tiradentes (Rio Bananal), Conceição do Muqui (Mimoso do Sul), Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim), Córrego Moacir (Governador Lindenberg), Laginha de Pancas e Vila Verde (Pancas), Pedra Menina (Dores do Rio Preto) e Vinhático (Montanha), beneficiando, aproximadamente, 36 mil pessoas, de acordo com o IBGE.

“Para gerar oportunidades no interior, temos de fazer um forte investimento na agricultura e com o Programa Comunicação no Campo estamos dando uma demonstração prática e clara de como levar mais dignidade às pessoas que vivem nas comunidades rurais. Este programa confirma os objetivos principais do Governo, que são o desenvolvimento regionalmente equilibrado e a atenção maior a quem mais precisa”, destaca o governador Renato Casagrande.

Na última semana, durante a inauguração dos serviços na área rural do município de Pancas, o ex-governador e ex-senador Gerson Camata, destacou a atuação do governador Renato Casagrande. “Quando eu levei energia aos distritos do Espírito Santo, dizia que tirava o interior do século XIX e inseria no século XX. Agora Vossa Excelência está com a telefonia celular e internet 3G, colocando o povo do campo do Espírito Santo no século XXI", afirmou.


Lista das comunidades

1. Afonso Cláudio: Serra Pelada
2. Afonso Cláudio: Pontões
3. Águia Branca: Córrego do Café
4. Água Doce do Norte: Santo Agostinho
5. Alegre: Anutiba
6. Alegre: Café
7. Alfredo Chaves: São Bento de Urânia
8. Alto Rio Novo: Vila Palmerino
9. Anchieta: Joeba
10. Apiacá: Bonsucesso
11. Atílio Vivacqua: Praça do Oriente
12. Baixo Guandu: Alto Mutum Preto
13. Barra de São Francisco: Paulista
14. Barra de São Francisco: Monte Sinai
15. Boa Esperança: São José do Sobradinho
16. Brejetuba: São Jorge
17. Cachoeiro de Itapemirim: São Vicente
18. Castelo: Estrela do Norte
19. Castelo: Limoeiro
20. Colatina: Ponte do Pancas
21. Colatina: Itapina
22. Colatina: Reta Grande – Distrito de Angelo Frechiani
23. Conceição do Castelo: Anghá
24. Divino de São Lourenço: Patrimônio da Penha
25. Domingos Martins: Tijuco Preto
26. Domingos Martins: Melgaço
27. Ecoporanga: Imburana
28. Fundão: Encruzo
29. Guaçuí: São Pedro de Rates
30. Guarapari: Baía Nova
31. Ibatiba: Santa Clara
32. Ibiraçu: Rio Lampê
33. Ibitirama: Santa Marta
34. Iconha: Duas Barras
35. Irupi: Santa Cruz de Irupi
36. Itaguaçu: Itaçu
37. Itarana: Alto Jatibocas
38. Iúna: São João do Príncipe
39. Iúna: Trindade
40. Jaguaré: Girau
41. Jerônimo Monteiro: Gironda
42. João Neiva: Barra do Triunfo
43. Laranja da Terra: Sobreiro
44. Linhares: São Rafael
45. Mantenópolis: Santa Luzia de Mantenópolis
46. Marechal Floriano: Araguaia
47. Marilândia: Sapucaia
48. Mimoso do Sul: Muribeca
49. Mucurici: Itabaiana
50. Muniz Freire: Menino Jesus
51. Muqui: São Gabriel - Camará
52. Nova Venécia: Guararema
53. Pedro Canário: Floresta do Sul
54. Pinheiros: São João do Sobrado
55. Ponto Belo: Itamira
56. Rio Novo do Sul: Princesa
57. Santa Maria de Jetibá: Possmoser
58. Santa Teresa: Alto Santa Maria (Várzea Alegre)
59. Santa Teresa: Alto Caldeirão
60. São Domingos do Norte: Córrego Dumer
61. São Gabriel da Palha: Fartura
62. São José do Calçado: Airituba
63. São Mateus: Santa Maria (no distrito de Itauninhas)
64. São Mateus: Km 28 (Igreja Santa Terezinha)
65. São Roque do Canaã: São Jacinto
66. Sooretama: Córrego Rodrigues
67. Vargem Alta: Jaciguá
68. Vargem Alta:Prosperidade
69. Venda Nova do Imigrante: São Roque
70. Vila Pavão: Praça Rica
71. Vila Valério: São Jorge da Barra Seca

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843 mike@seag.es.gov.br
facebook.com/seages
www.seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard