28/12/2012 14h48 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Governo lança programa para revitalizar áreas produtoras de cacau


Mais incentivos para renovar as lavouras de cacauicultores capixabas e combater pragas e doenças. Com o programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau do Espírito Santo, lançado na manhã desta quarta-feira (14), em Linhares, a meta é recuperar dois mil hectares de plantios doentes ao ano e atingir a produção de 14 mil toneladas de amêndoas por ano, em 2015.

O Governo do Espírito Santo desenvolve o programa, também chamado de ‘Cacau Sustentável’, para elevar a competitividade nos plantios tradicionais e favorecer a implantação de lavouras em sistemas agroflorestais. Os produtores terão acesso a mudas resistentes a vassoura-de-bruxa (doença que ataca a lavoura e compromete a produção), crédito financeiro com condições diferenciadas, assistência técnica direcionada, pagamento por serviços ambientais e outros estímulos.

Com o programa, pretende-se recuperar os níveis de produção e produtividade das lavouras, alcançados antes da incidência da doença, num prazo de 10 anos. O Estado chegou a produzir 12 mil toneladas por ano com índice de 35 arrobas por hectares. Em 2001, os números caíram para 4 mil toneladas por ano, com produtividade de 12 arrobas por hectare.

De acordo com o governador Renato Casagrande, “as atividades diversificadas, no Espírito Santo, sustentam de forma estável o desenvolvimento, bem como outras atividades da economia que geram emprego, renda, ou seja, o dinamismo da Região – que está diretamente ligado, em muitos municípios, à agricultura. Hoje, celebramos esse programa, que já está em execução, porque temos diversas atividades preparatórias, como a compra de mudas, e já são mais de 300 mil em dois anos. Assim, vamos estruturando as nossas cadeias produtivas, dotando os produtores de ferramentas que nos ajudem a construir um Estado mais justo e igual para todos”, destacou o governador Casagrande.

O diretor geral da Ceplac, Helinton José Rocha destacou que as ações desenvolvidas no Espírito Santo sempre nos motivam muito pela qualidade do capital intelectual que o Estado apresenta. “A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) vai trabalhar para fortalecer as parcerias que estão ajudando na recuperação da lavoura cacaueira. Em toda boa agricultura, os produtores precisam participar e é isto que estamos vendo aqui no Estado”, declarou o diretor-geral da Ceplac, Helinton José Rocha.

“Desenvolvemos o programa de revitalização da lavoura cacaueira porque temos confiança na ciência e na transferência de tecnologia para o produtor rural. Para dar condições aos produtores, os bancos equipararam as linhas de crédito, oferecendo carência e juros adequados à realidade do setor. O Governo do Estado já desenvolve várias ações no ramo da cacauicultura, mas agora vamos fazer um programa integrado, com nova roupagem e maior abrangência”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, destacou a importância da revitalização das áreas produtoras de cacau no Estado e o serviço de assistência técnica. “Temos a certeza que será um grande sucesso essa revitalização, pois a integração entre os parceiros e o Governo do Espírito Santo vai elevar nosso patamar de produção e produtividade gerando renda aos produtores e um genuíno produto capixaba de qualidade para o mercado consumidor nacional e internacional”, afirmou.

“O esforço que estamos fazendo só vai funcionar se o produtor entender que ele é o principal agente de mudança. Procuramos criar esforços para sermos bem sucedidos e superarmos os momentos difíceis que enfrentamos no passado. Alguns dos produtores conseguiram superar as dificuldades, mas muitos ainda enfrentam o problema das doenças na lavoura”, declarou o presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal).

O evento foi realizado na Estação Experimental ‘Filogônio Peixoto’, que pertence à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Estiveram presentes o governador Renato Casagrande, o prefeito de Linhares Guerino Zanon, o diretor-geral da Ceplac, Helinton José Rocha, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o gerente regional da Ceplac no Espírito Santo, Elpídio Francisco Neto, o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) em exercício, José Luiz Demoner, e demais autoridades.

Normas e comitê gestor


Durante a solenidade, foi assinada a Instrução Normativa do Idaf, publicada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, também nesta quarta-feira, que institui as normas para renovação e substituição da cultura do cacau nas formações vegetais no sistema agroflorestal de cabruca. O documento esclarece as regras ambientais para eliminar plantas doentes, impedindo o avanço da vassoura-de-bruxa, e reaproveitar o material retirado.

O Idaf também vai lançar uma cartilha contendo os procedimentos legais, operacionais e administrativos, para permitir a erradicação das plantas e áreas afetadas pela vassoura-de-bruxa.

Também foi instituído o comitê gestor do Programa ‘Cacau Sustentável’, que terá como integrantes a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Banestes, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, o Sicoob, a Prefeitura Municipal de Linhares, a Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES), a Associação de Produtores de Perobas (Aprupeba) e o Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (Ipema).

Investimentos na cacauicultura


A Seag adquiriu, no ano passado, 150 mil mudas de cacau tolerantes à vassoura-de-bruxa para a formação de jardins clonais de multiplicação e para repasse a produtores cadastrados pela Ceplac e aos escritórios do Incaper dos municípios produtores.

Para este ano, a Seag irá adquirir mais 150 mil mudas para a formação de novos jardins clonais e repasse aos produtores de base familiar.

O Espírito Santo ocupa o terceiro lugar entre os maiores produtores de cacau do Brasil, atrás dos estados da Bahia e Pará que ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares. O Estado possui cerca de 20 mil hectares plantados com cacau e a atividade envolve aproximadamente mil produtores, cerca de 90% dessa área está no município de Linhares.

O município de Linhares é responsável por 85% da produção de cacau capixaba e é onde os esforços do programa de revitalização da lavoura cacaueira serão focados. Os produtores sentiram os efeitos da vassoura-de-bruxa no ano passado. A região, que produzia em média 12 mil toneladas de cacau, fechou 2011 com menos de cinco mil toneladas.

Homenagens a produtores


Durante a cerimônia, o cacauicultor João Calmon Soeiro recebeu um troféu pela qualidade do cacau produzido. A amostra, referente à produção da Fazenda Vera Cruz, foi classificada entre as 16 melhores amostras de todo o Brasil no concurso realizado no Salão do Chocolate de Salvador, em 2012.

Já o produtor de cacau Emir de Macedo Gomes Filho recebeu uma placa de reconhecimento pelo cacau de excelente qualidade produzido. A amostra referente à produção da Fazenda São Luiz foi uma das quatro escolhidas durante o Salão do Chocolate de Salvador para representar o Brasil no Prêmio Internacional do Cacau, que será realizado em outubro de 2013, no Salon u Chocolat de Paris, na França. Este é o único concurso no mundo a premiar o trabalho dos cacauicultores e celebrar a diversidade de sabores do cacau.

Grupo belga investe em fábrica de chocolate no ES


O grupo belga Puratos anunciou investimento de 12,7 milhões de euros (R$ 33,23 milhões) em uma fábrica com capacidade para produzir 10 mil toneladas de chocolates por ano, no município de Linhares. O cronograma detalhado de implantação e o valor do investimento foram apresentados ao secretário da Agricultura, Enio Bergoli, no mês de outubro, durante reunião na sede da empresa, na Bélgica.

Nos próximos meses, representantes do grupo Puratos virão ao Espírito Santo para apresentar ao governador Renato Casagrande o projeto da fábrica de chocolate e como será o funcionamento.

A localização do investimento será ao lado da indústria de líquor de cacau Floresta Rio Doce, que pertence ao mesmo grupo, e foi inaugurada em 2010. O projeto na nova unidade ficará pronto até dezembro e o início da implantação está previsto para o primeiro trimestre de 2013. A fábrica terá quatro linhas de produção e deverá entrar em operação nos primeiros meses de 2014, com capacidade inicial de quatro mil toneladas de chocolate em barras e gotas, matérias-primas básicas para segmentos como confeitaria e padaria.

Cacau brasileiro no Salão de Chocolate de Paris


Representantes do cacau brasileiro se reuniram para montar o stand Cacau Brasil no Salão do Chocolate de Paris, realizado entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, para mostrar novos produtores e mercados de consumo. Foi a quinta edição do evento que o Brasil participou, que é o maior do mundo dedicado ao cacau e chocolate. O stand foi organizado pela Associação de Produtores de Cacau (APC) e pelo Instituto Cabruca e contou com o apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
twitter.com/SeagES
facebook.com/SeagES

Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Assessoria de Comunicação – Idaf
Francine Castro/Jória Scolforo
Tels: 3636-3774/9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard