18/04/2014 15h56 - Atualizado em 07/03/2017 15h40

Governo investe em pavimentação e comunicação móvel em São Domingos do Norte

Muito em breve os moradores e visitantes do distrito de Córrego Dumer, em São Domingos do Norte, terão à disposição serviços de telefonia móvel e Internet 3G. O anúncio foi realizado na manhã dessa quinta-feira (17), quando também foram assinados os convênios para as obras de construção de uma ponte e a drenagem e pavimentação de ruas no distrito, na localidade de São José e na sede do município.

"São Domingos e os demais municípios do Estado continuarão a receber investimentos do Governo, sempre para fazermos mais para quem mais precisa. Em 2013, o Espírito Santo recebeu R$ 2 bilhões em obras, programas e projetos, em todas as Regiões, porque acreditamos que as oportunidades e os benefícios são para todos, para cada capixaba, por mais distante que ele esteja da área metropolitana", destacou o governador Renato Casagrande.

Infraestrutura

O município de São Domingos do Norte recebeu uma série de investimentos na área de infraestrutura urbana, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Os investimentos fazem parte do Programa Rua Nova e somam R$ 2.284.269,30. Os convênios firmados contemplam a construção de uma ponte e drenagem e pavimentação de ruas nos distritos de Córrego Dumer, São José e centro da cidade.

O secretário da Sedurb Iranilson Casado destacou o empenho do Governo do Estado em levar o desenvolvimento equilibrado para os municípios capixabas. “O governo Casagrande é uma gestão que respeita as comunidades e as lideranças locais, trabalhando de forma integrada entre as secretarias para levar mais qualidade de vida, saúde, educação e bem estar para moradores de áreas urbanas e rurais”, frisou Casado.

Para o morador do distrito de Córrego Dumer, Carlos Alberto Ferreira, a obra era bastante esperada pelos moradores. “Estamos muito felizes com mais este investimento que o governador Renato Casagrande está trazendo para nossa região. Com certeza nossa saúde e qualidade de vida serão melhores”, comemora Carlos Alberto.

Já para o senhor José dos Santos, morador do distrito São José há mais de 30 anos, a drenagem e pavimentação é a esperança de dias melhores. “A expectativa é de que essas obras minimizem os problemas de alagamentos, pois aqui nossa maior angústia é quando tem inicio o período das chuvas. Os alagamentos são constantes e com eles os prejuízos”, destacou José.

Rua Nova

O Programa Rua Nova visa à execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não contam com tais serviços, de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos de chuvas e poeira. Nos últimos anos a Sedurb realizou investimento superior a R$ 173 milhões em obras em todas as regiões do Estado, levando mais mobilidade, qualidade de vida e segurança para a população capixaba.

Telefonia e internet móveis no interior do município

Nesta quinta-feira (17), o Governo do Espírito Santo autorizou a operadora Vivo a iniciar a instalação dos sistemas que vão garantir à população da localidade e entorno os mesmos serviços e tecnologias disponíveis nos centros urbanos.

A instalação da telefonia móvel e internet 3G será realizada dentro das ações da segunda etapa do Programa Comunicação no Campo, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), que vai levar esses serviços a 71 localidades rurais de 60 municípios capixabas, agora em 2014.

“Este é um dos programas mais comemorados atualmente nas áreas rurais. O acesso à comunicação de qualidade permite a geração de novas oportunidades, que chegam a ser imensuráveis. Estamos confiantes que seguimos no rumo certo com esses investimentos, e o retorno que recebemos da população rural é fantástico”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Além da ordem de serviço para início da instalação dos novos sistemas de comunicação, a Seag confirmou o repasse de um novo caminhão para apoiar os trabalhos na agricultura familiar em São Domingos do Norte.

“Foi emocionante presenciar a comemoração dos jovens aqui do Dumer, quando o documento foi assinado para instalar os sinais para uso do celular e da internet. São investimentos como esse que o interior capixaba precisa. São investimentos que possuem mecanismos de melhorar a vida das pessoas. O Governo do Estado tem apoiado e confirmado diversas ações importantes e fundamentais nos municípios, em todos os momentos. Só com esse compromisso e empenho coletivo de todos e que temos condições de seguirmos unidos e evoluindo”, comemora o prefeito de São Domingos do Norte, José Geraldo Guidoni.

Nascida em Córrego Dumer e microempresária na localidade, Vanuza Tamanini Romano acredita que a comunicação eficiente vai melhorar e muito o dia a dia dos moradores do Dumer. “Tenho dois filhos e essas novas tecnologias serão muito importantes para a formação deles e o crescimento da comunidade. Não tinha mais condições de ficarmos quase que isolados”, completa Vanuza.

Estrada de acesso a Córrego Dumer recebe pavimentação

O Governo do Espírito Santo conduz também outro importante investimento para a região de Córrego Dumer. A Seag está pavimentando a estrada rural municipal que liga a Rodovia ES 137 à sede da localidade. O trecho de aproximadamente 12,5 quilômetros de extensão será todo asfaltado, dentro das ações do Programa ‘Caminhos do Campo’.

O investimento para a realização da obra é de R$ 5,5 milhões e a pavimentação vai beneficiar diretamente os 1,2 mil moradores das oito comunidades localizadas ao longo da região do Córrego Dumer, os trabalhadores e visitantes que acessam o local.

facebook.com/SeagES

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES