13/03/2014 10h20 - Atualizado em 07/03/2017 15h38

Governo ES vai pavimentar estrada e implantar sistemas de comunicação em áreas rurais de São Roque do Canaã

A estrada rural que dá acesso à localidade de São Francisco de Assis, em São Roque do Canaã, vai ser pavimentada. Nesta quarta-feira (12), o Governo do Espírito Santo emitiu a ordem de serviço para a construtora iniciar as obras.

Na mesma solenidade, a operadora Vivo também recebeu a ordem de serviço para instalar os serviços de telefonia móvel e internet 3G na região do distrito de São Jacinto.

“São Roque conta com diversos investimentos do Governo do Estado, diretos em obras e na forma de convênios, bem como em repasses fundo a fundo para ajudar na gestão do município, como no caso do auxílio de R$ 1 milhão do Fundo Cidades, para recuperar os estragos da chuva. E esse trabalho coletivo, em parceria com os municípios, é a garantia da possibilidade de fazermos sempre mais para os capixabas, a cada dia. Hoje, trouxemos mais R$ 8,3 milhões para aplicamos em agricultura, infraestrutura, urbanismo, reafirmando o nosso compromisso com a população de São Roque", destacou o governador Renato Casagrande.

A pavimentação da estrada e a instalação dos serviços de comunicação serão realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro dos programas Caminhos do Campo e Comunicação no Campo, com investimentos de R$ 5,65 milhões e R$ 300 mil, respectivamente.

“Esses dois programas são inéditos no Brasil e os exemplos comprovam a capacidade que a pavimentação de estradas rurais e a comunicação de qualidade têm de gerar dinamismo econômico e o desenvolvimento das pessoas. Num curto espaço de tempo os moradores dessas regiões de São Roque vão vivenciar as melhorias”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O trecho que será pavimentado possui 8,6 quilômetros de extensão e vai da rodovia ES 448 até São Francisco de Assis.

Já a instalação dos serviços de telefonia móvel e internet 3G vai beneficiar a população da região do distrito de São Jacinto, que possui cerca de mil habitantes.

“Temos, sem dúvida alguma, que agradecer essa conquista do nosso município. Essa é a primeira estrada rural que será pavimentada aqui em São Roque e vai atender uma região muito importante e com grande potencial agropecuário. A telefonia móvel para São Jacinto é outro investimento que a população esperava muito”, comemora o prefeito de São Roque do Canaã, Marcos Guerra.

Agricultores ansiosos por asfalto

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), ao longo dos 8,6 km da estrada rural que acesso e no entorno da comunidade de São Francisco de Assis existem aproximadamente 100 propriedades rurais.

Morador da região, o agricultor Clério Barcelos mantém com esposa e filhos cultivos de café, banana e goiaba. Por semana, são cerca de 40 mil quilos de frutas comercializados pela família para atender os mercados da unidade central da Ceasa/ES, em Cariacica, e do leste de Minas Gerais.

“Esperamos há muito tempo esse asfalto. É um horror quando temos que sair com o caminhão carregado em épocas de chuva. Fora isso a poeira constante incomoda a todos. Estamos ansiosos para deixar essa realidade no passado”, destaca Clério Barcelos.

facebook.com/SeagES