22/02/2014 21h59 - Atualizado em 07/03/2017 15h38

Governo ES inicia instalação de telefonia e Internet em Alegre

O Governo do Espírito Santo vai instalar serviços de telefonia móvel e internet 3G numa importante área rural do município de Alegre. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) incluiu a região de Anutiba no Programa ‘Comunicação no Campo’.

Na manhã deste sábado (22), em visita a Anutiba, o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, assinaram a ordem de serviço para a operadora contratada iniciar a instalação dos sistemas.

"Comunicação, assim como infraestrutura, é fundamental para dar qualidade de vida a quem vive em qualquer região e, por isso, a nossa determinação de levar telefonia e internet aos distritos do nossos Estado. O cidadão do campo deve ter as mesmas condições de vida e de trabalho que os moradores das grandes cidades", destaca o governador Renato Casagrande.

Também neste sábado, a Seag confirmou o repasse à prefeitura de Alegre de um trator agrícola para auxiliar os trabalhos diários dos produtores rurais da Associação de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Cachoeira da Fumaça. Os recursos para aquisição do equipamento foram direcionados por emenda parlamentar estadual.

“Confirmamos importantes investimentos neste dia. Com uma comunicação de qualidade a população e visitantes de Anutiba terão mais facilidade para atividades de variadas naturezas. Esse é um programa inédito no Brasil e gradativamente todo o interior capixaba estará conectado”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura.

Além de Anutiba, a população e visitantes de outras 70 localidades rurais de 60 municípios capixabas também passarão a contar com os mesmos serviços, ainda em 2014. Nesta segunda etapa do ‘Comunicação no Campo’, os investimentos da Seag somam R$ 21,3 milhões.

Em 2013, na primeira etapa do Programa, os serviços de telefonia móvel e internet 3G foram instalados nas localidades rurais de Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim), Pedra Menina (Dores do Rio Preto), Córrego Moacir (Governador Lindenberg), Conceição do Muqui (Mimoso do Sul), Vinhático (Montanha), Laginha de Pancas e Vila Verde (Pancas), São Jorge Tiradentes (Rio Bananal), Barra do Mangaraí (Santa Leopoldina) e Garrafão (Santa Maria do Jetibá).

Sexto Campo Bom de Bola é inaugurado em Alegre

O Governo do ES, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), inaugurou mais uma unidade do Campo Bom de Bola II, neste sábado (22), em Alegre. O campo soçaite fica localizado no bairro Clério Moulin. Esse foi o 6° inaugurado no Estado. Na cerimônia de inauguração também foi assinada a ordem de serviço que da início à construção do alambrado do campo de futebol no Distrito de Celina. As duas obras possuem investimento de aproximadamente R$ 460 mil.

Morador a mais de 22 anos do bairro, o gari Dirceu Inocêncio dos Reis disse que o campo vai ser de grande beneficio para a comunidade. “Será muito bom ter esse campo aqui. Todos estavam torcendo para ele ficar pronto, agora vamos torcer para os times e para que a comunidade aproveite bastante esse local”, completou.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, avaliou que o Campo Bom de Bola auxilia não só no esporte, mas em várias outras áreas. “Ter um local para a prática de esportes e lazer é bom também para a saúde, para a não inclusão ao mundo das drogas, ao convício social, ao comércio local e a interação da comunidade. Essa é a proposta do campo e de outros projetos da Sesport como a Praça Saudável e as Ruas de Lazer”, concluiu.

Esse campo atende as exigências da Federação de Futebol 7 Society, e é composto de grama sintética, alambrado, iluminação, drenagem e bancos para os jogadores reservas, permitindo, desta forma, a inclusão do espaço e consequentemente da comunidade em campeonatos Municipais, Estaduais e Nacionais. A grama sintética permite o uso contínuo durante as 24 horas do dia pela resistência e fácil manutenção.

Governo do ES leva investimento superior à R$ 400 mil para pavimentação de rua em Alegre

Na manhã deste sábado (22) moradores do distrito de Anutiba, em Alegre, comemoraram o anúncio do investimento de R$ 432.170,76 para a execução de obras de drenagem e pavimentação da Rua Leonardo Furtado Ramos. O recurso é exclusivo do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento e Habitação (Sedurb), e irá contemplar uma área de 3.113,96 m².

A obra faz parte das ações do Programa Rua Nova e visa oferecer mais mobilidade, segurança e bem estar para moradores, além de motoristas e pedestres que utilizam a via diariamente.

Para o secretário da Sedurb Iranilson Casado as ações fazem parte do esforço do Governo em prestar apoio aos municípios. Essas intervenções visam proporcionar mais mobilidade urbana e oportunizar o desenvolvimento equilibrado das regiões, levando condições para que as pessoas permaneçam e se desenvolvam em seus locais de origem. As ações do Rua Nova reforçam a política do Governo do Espírito Santo de levar melhorias à população para todos os municípios capixabas,” pontuou Casado.

Programa Rua Nova

Nos últimos anos, a Sedurb, por meio do Programa Rua Nova, investiu mais de R$ 173 milhões para realização de obras em todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 40 municípios, na execução de intervenções como recuperação asfáltica, implantação da sinalização horizontal e vertical, que contribuirão diretamente para o aumento da segurança no trânsito, tanto para motoristas, quanto para pedestres.

Desde 2013 até o início de 2014, já foram investidos mais de R$ 85 milhões em 17 municípios do Estado. A Sedurb tem disponibilizado recursos para viabilizar mais mobilidade, qualidade de vida e segurança para a população capixaba.

Assessoria de Comunicação da Sesport
Leonardo Meira