11/06/2014 18h13 - Atualizado em 07/03/2017 15h43

Governo ES confirma mais R$ 2,79 milhões em equipamentos para o interior capixaba

Agricultores familiares e moradores em geral das áreas rurais de 23 municípios capixabas terão melhores condições para produção agropecuária, transporte de insumos e mercadorias e o ir e vir de todos os dias.

Nesta quarta-feira (11), o Governo do Espírito Santo confirmou a entrega de um conjunto de 28 máquinas, implementos e veículos para prefeituras, associações de produtores familiares e cooperativa. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com recursos da ordem de R$ 2,79 milhões, provenientes da administração estadual, onde parte foi direcionada por emendas parlamentares de 13 deputados estaduais, e da operação de crédito com PROPAE-BNDES.

“Nenhuma outra gestão entregou tantos equipamentos aos municípios em tão pouco tempo. Chegamos à marca dos R$ 67,5 milhões com esse repasse, e vamos seguir fazendo sempre mais para quem mais precisa, em todas as Regiões”, destaca o governador Renato Casagrande.

A entrega coletiva, realizada no Parque de Exposições de Carapina, contou com a presença de 14 prefeitos, deputados estaduais, diretores das instituições do sistema Seag, outras autoridades, lideranças regionais e produtores rurais.

“São dezenas de municípios sendo contemplados com máquinas que irão proporcionar qualidade e facilidade no momento de produzir. Uma entrega como esta reforça o compromisso ético que deve nortear o poder público, que é ter a capacidade de devolver o investimento que a população faz quando recolhe impostos. Trabalhamos para que esses benefícios possam chegar até a todos, equilibradamente”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Com esta entrega, o Governo do Espírito Santo completa aproximadamente R$ 67 milhões investidos desde 2011, para aquisição e repasse de, até o momento, 3800 equipamentos diversos para beneficiar, principalmente, os agricultores familiares e pescadores artesanais capixabas.

“Estar aqui hoje é momento de alegria, não só para mim, mas para cada prefeito que representa sua cidade. Isso só é possível, porque nosso Governo trabalha em benefício do povo capixaba e possibilita que o homem do campo realize seus sonhos”, comemora o prefeito de Venda Nova do Imigrante e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim.

Para o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Tancredinho, no município de São Roque do Canaã, Adriano Schulz, o trator que receberam vai facilitar o transporte da produção e a aragem da terra. “Nossa comunidade possui cerca de 25 famílias, e a maioria delas planta café, banana, goiaba, milho e feijão”, completa.