13/09/2013 18h50 - Atualizado em 07/03/2017 15h29

Governo entrega veículos e anuncia implantação de telefonia móvel e internet 3G para São Gabriel da Palha

Fotos: Assessoria de Comunicação/Seag

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) confirmou o repasse de três veículos utilitários para apoio aos cafeicultores da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel). Ainda nesta sexta-feira (13), o governador Renato Casagrande, durante discurso no município, anunciou a implantação da telefonia móvel e internet 3G, na zona rural da cidade. A entrega dos veículos fez parte das comemorações do aniversário de 50 anos da Cooabriel.

"Reconhecemos a importância da Cooabriel no desenvolvimento do Espírito Santo. O Governo vai continuar apoiando a cooperativa, assim como toda a agricultura capixaba, com obras, programas e projetos em todas as regiões. Realizamos uma série de iniciativas para desenvolver as atividades no campo e dar condições de vida e de trabalho para a população rural", destaca o governador Renato Casagrande.

Adquiridas pela Seag, com investimentos na ordem de R$ 97 mil, dentro do programa Vida no Campo, as pick-ups serão utilizadas pela Cooperativa nos trabalhos diários de apoio aos cafeicultores associados, principalmente para o transporte de insumos, materiais e pequenas produções.

"Este é um dia de muita festa para os 3,4 mil cooperados da Cooabriel que constroem sua história. Parabenizo a todos eles, que ajudaram a cooperativa a bater a marca de um milhão de sacas de café produzidas em 2012. O Governo do ES reconhece a importância da organização e por isso sempre realiza investimentos parar melhorar a infraestrutura de trabalho da cooperativa", ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Com cerca de 3,4 mil produtores rurais associados, atualmente a Cooabriel é a maior Cooperativa de Café Conilon do Mundo, maior cooperativa agropecuária do Espírito Santo e a 47ª maior empresa capixaba.

"Nesses 50 anos da Cooabriel, passamos por vários momentos de dificuldade e junto com os nossos cafeicultores sempre conseguimos supera-los. Agradecemos também ao Governo do Estado por ser grande parceiro da cooperativa e sempre trazer investimentos para melhorar o nosso trabalho", comemora o presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto.

Internet 3G e telefonia móvel vão chegar em área rural de São Gabriel da Palha

Na mesma solenidade da entrega de veículos para a Cooabriel, o Governo do Espírito Santo autorizou a inclusão da localidade de Fartura, em São Gabriel da Palha, no próximo edital que vai contratar empresa especializada para instalar serviços de telefonia móvel e internet 3G. O trabalho será realizado pela Seag.

"Esse é um investimento muito demandado nas áreas rurais que aos poucos vamos levar para todas as regiões do Espírito Santo. Nesta semana vamos inaugurar alguns serviços que já estão em fase de conclusão e neste próximo edital vamos contemplar mais 71 localidades", destaca o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

O edital para a contratação dos serviços será publicado ainda no mês de setembro e a previsão para a conclusão dos trabalhos é 2014.

Além da presença do governador Renato Casagrande e do secretário Enio Bergoli, estiveram presentes no evento os presidentes do Incaper, Evair Vieira de Melo, e do Idaf, Davi Diniz, do prefeito de São Gabriel da Palha, Henrique Vargas, do presidente da Cooabriel, Antono Joaquim de Souza Neto, de parlamentares Federais e Estaduais, outras autoridades, lideranças da região e cafeicultores.

Formação profissional

Pela manhã, na companhia do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, o governador Casagrande inaugurou a Agência de Treinamento Municipal (ATM) de São Gabriel da Palha. Participaram também o prefeito do município, Henrique Vargas, além de dirigentes do Sistema Findes e diversas lideranças políticas. A unidade é a terceira do tipo instalada pelo Sistema Findes no Espírito Santo. Vitória e Ibiraçu são os outros municípios contemplados pelo projeto.

"Queremos avançar em parcerias com os municípios para progredirmos na articulação e mobilização junto à sociedade, pois estamos trabalhando com foco na interiorização do desenvolvimento para tornarmos nossa indústria mais forte, diversificada e com maior valor agregado” disse Marcos Guerra, durante a inauguração. “Aqui em São Gabriel da Palha nossa expectativa de atuação é de avançarmos nesse gargalo histórico do Estado, que é a mão de obra qualificada", completou o presidente da Findes.

Já o governador do Estado, Renato Casagrande, elogiou mais uma vez a atual gestão do Sistema Findes, que concilia ações na Região Metropolitana com, principalmente, o Interior do Estado. "A política de interiorização do Sistema Findes é exemplar, pois leva desenvolvimento e oportunidades para diversas regiões do Estado. Temos importantes parcerias com o sistema "S" e formaremos 160 mil pessoas nos próximos anos. Já em investimentos próprios, nossas escolas técnicas capixabas serão realidade em breve e já possuimos pelo menos uma escola estadual em cada município do Espírito Santo com formação profissional, além de pelo menos seis mil jovens estudando em faculdades com recursos do Governo", disse Casagrande.

Viabilizada em parceria com o município, a nova agência está instalada no bairro Santa Terezinha e disponibilizou, inicialmente, 180 vagas para qualificação em nove cursos diferentes. Vale ressaltar que a Agência de Treinamento Municipal é um novo conceito para a educação tecnológica e profissional. Por meio dela, os municípios terão acesso aos serviços profissionalizantes oferecidos pelo sistema Sesi/Senai/IEL, em parceria com os governos locais.

(Com informações da Findes)

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br