27/09/2013 10h51 - Atualizado em 07/03/2017 15h30

Governo entrega obras e anuncia novos investimentos em Montanha

Foto: Léo Júnior/Seag

Moradores, visitantes e população em geral da localidade de Vinhático, no município de Montanha, estão em festa. Nesta sexta-feira (27) o Governo do Espírito Santo inaugurou a instalação dos serviços de telefonia móvel e Internet 3G que beneficiam toda a região, cuja base da economia é a agropecuária, maior setor produtivo do município.

Além deste serviço, que é inédito no Brasil em áreas rurais, também já estão à serviço da população o novo calçamento do bairro Amazonas e a Estação de Tratamento de Esgotamento sanitário da sede do município. E como novidade, o governador Renato Casagrande assinou as ordens de serviço para a construção do Campo Bom de Bola II, na localidade de São Sebastião, e de 40 unidades habitacionais no município de Montanha.

“É só observarmos a quantidade de pessoas aqui para confirmarmos a importância desses investimentos. Fizemos o que parecia impossível, com a chegada da telefonia móvel e Internet 3G em Vinhático. É com esse sentimento que seguimos trabalhando para levar oportunidades iguais a todas as regiões do Espírito Santo. Lembro ainda da obra que visitamos, do asfaltamento da rodovia estadual entre Montanha e Pedro Canário. São investimentos como esse conjunto que confirmamos aqui no município e região é que atestam que a gestão do Estado possui planejamento e uma atuação séria”, destaca o governador Renato Casagrande.

Foto: Léo Júnior/Seag

Comunicação no Campo

Realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a instalação dos serviços de telefonia móvel e Internet 3G em Vinhático fazem parte do programa ‘Comunicação no Campo’, com recursos na ordem de R$ 300 mil.

“Hoje é um dia de festa, de inclusão. Agora Vinhático está conectada ao mundo. Esses sinais de telefonia a Internet inserem definitivamente nossas localidades rurais no século 21. Essa é mais uma conquista que temos que comemorar para o interior capixaba. É o Governo do Estado, de forma inédita no Brasil, investindo recursos para levar às comunidades rurais os mesmos serviços de qualidade que existem nos grandes centros urbanos. Mais uma vez o Espírito Santo está servindo de modelo para o Brasil”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“Só temos a agradecer esse dia histórico que comemoramos em Vinhático e em todo o município de Montanha. O que vivenciamos aqui hoje é sem precedentes na história recente de nossa cidade. Os municípios do interior dependem e muito dos investimentos do Governo do Estado. Num dia só comemoramos avanços em diversas áreas que só vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, comemora o prefeito de Montanha, Ricardo Favarato.

Além do município de Montanha, os serviços de telefonia móvel e Internet 3G estão à disposição da população em áreas rurais de Governador Lindenberg, Pancas, Cachoeiro de Itapemirim, Montanha, Mimoso do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria do Jetibá e Rio Bananal. Já em Dores do Rio Preto, a inauguração acontece neste sábado (28), na localidade de Pedra Menina.

Rua Nova

Ainda em Montanha, a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) entregou, nesta sexta-feira (27), mais de 13 km² de pavimentação em 14 ruas no bairro Amazonas. Também foi assinada a ordem de serviço autorizando o início da construção de 40 unidades habitacionais no município.

A pavimentação de vias públicas em Montanha faz parte do Programa Rua Nova e contempla as seguintes vias: Antônio Martins, Vinhático, Ipê, Parajú, Cedro, Sapucaia, Peroba, Jequitibá, Via Circulação 06, Via Circulação 07, Via Circulação 08, Via Circulação 09, Via Circulação 10 e Via Circulação 11, todas no Bairro Amazonas.

Campo Bom de Bola

Durante o evento em Montanha, também foi assinada a ordem de serviço para a construção de um Campo Bom de Bola II, que ficará localizado no distrito de São Sebastião do Norte.
Diferente do primeiro modelo, este que será construído e Montanha segue os padrões da Confederação 7 Society tornando-o profissional. Ou seja, a unidade passa a contar com uma dimensão de 31,5 x 49 m² (antes era 27 x 47m²) possibilitando um espaço padrão para os bancos reserva dos jogadores.

O campo conta, também, com melhor iluminação, com seis postes em seu entorno, bancos de reserva, novo modelo de grama sintética com manta impermeável e alambrado mais resistente. Isso permite ao município sediar competições estaduais, nacionais e internacionais.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br