05/07/2013 14h19 - Atualizado em 07/03/2017 15h22

Governo entrega investimentos para a infraestrutura agrícola de Apiacá

Fotos: Romero Mendonça/Secom

O Governo do Espírito Santo entregou, na tarde desta sexta-feira (5), máquinas e equipamentos para a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar no município de Apiacá. O evento foi realizado na Praça Alice Gomes de Souza, próximo à Prefeitura Municipal.

O investimento foi realizado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e totalizou R$ 540.516,00. Os recursos foram transferidos por meio do Programa ‘Vida no Campo’ e por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“O Governo do Espírito Santo realiza vários investimentos para beneficiar a agricultura de Apiacá, melhorando a infraestrutura e dando mais conforto às famílias que vivem no campo. Com equipamentos e máquinas, o trabalho nas lavouras fica menos sofrido e sobra mais tempo para os agricultores tanto para capacitação quanto para o lazer”, ressaltou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

A Seag entregou uma pá carregadeira para reforçar a estrutura da Prefeitura de Apiacá nos trabalhos de reparo de estradas, por exemplo, na época das chuvas.

A Prefeitura também recebeu um kit para estruturar a Secretaria Municipal de Agricultura, adquirido em parceria com o MDA, com veículo, GPS, projetor multimídia, câmera digital, impressora multifuncional e computador.

Com o Projeto de Infraestrutura Produtiva, a Seag transferiu recursos para a aquisição de um trator agrícola, um cultivador motorizado, um arado, um colhedor de forragem, uma carreta forrageira, uma moto com implementos, uma carreta tracionada, oito roçadeiras, oito derriçadeiras e um veículo.

Uma das comunidades beneficiadas com a roçadeira é a de Taquarussu. A associação local conta com 88 famílias de agricultores, onde se destaca a produção de café. “O equipamento atenderá aos associados e trazer melhorias para roçar e podar as lavouras de café e os pastos”, disse o presidente da Associação de Produtores Rurais de Taquarussu, José Maria de Moraes.

Projeto de Infraestrutura Produtiva

Desde 2012, cada município capixaba tem à disposição entre R$ 250 mil e R$ 400 mil para promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar, valor definido a partir de oito indicadores do município que levam em conta o número de estabelecimentos rurais familiares, a população rural, os índices de pobreza rural, as quantidades de comunidades quilombolas, de famílias assentadas, de pescadores e de famílias beneficiadas além da receita municipal.

A operação ocorre a partir da demanda estruturada pelos próprios agricultores familiares, que definem qual o investimento necessário à realidade local para benefício coletivo. A proposta é encaminhada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) à Seag, que implementa o projeto por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

Programa ‘Vida no Campo’

O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

Mike Figueiredo
comunicacao@seag.es.gov.br